INCLUSÃO DE PESSOAS COM TDAH NO AMBIENTE DE TRABALHO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Érica Sofiate Univel Centro Universitário
  • Camila Meneguzzi Univel Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22159

Palavras-chave:

TDAH. Inclusão. Psicologia organizacional. Diversidade.

Resumo

As condições de neurodesenvolvimento impactam significativamente a vida dos indivíduos e sua inclusão social, especialmente no mercado de trabalho. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por exemplo, é caracterizado por dificuldades de atenção, impulsividade, inquietação e problemas na gestão de tarefas, de acordo com o DSM-5. Embora alguns traços possam inibir pessoas com TDAH de desempenharem efetivamente no local de trabalho, pessoas com TDAH podem contribuir positivamente em ambientes onde esses traços são mais necessários, particularmente em tarefas criativas e inovadoras. No Brasil, isso tem sido um desafio legal que continua apesar dos progressos feitos na forma do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991); a maioria dos indivíduos com TDAH não tem reconhecimento e não são tratados como pessoas com deficiência; o preconceito e a falta de adaptação permanecem. Intervenções como alterações nos ambientes de trabalho no local de trabalho, treinamento de gestores e equipes, e políticas de inclusão e diversidade são necessárias. Nesse contexto, a psicologia organizacional é crucial na disseminação da mudança de comportamento, reconhecimento e apoio emocional de um psicólogo organizacional para o desenvolvimento e implementação de programas de acessibilidade e adaptação de tarefas. Uma cultura de trabalho inclusiva é aquela em que pessoas com TDAH se sentem mais incluídas, engajadas e produtivas, e a empresa se beneficia com diversidade, inovação e responsabilidade social. Recomenda-se que a inclusão bem-sucedida envolva não apenas o emprego, mas também a permanência e o reconhecimento das habilidades desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Sofiate, Univel Centro Universitário

Graduanda do curso de psicologia na Univel Centro Universitário.

Camila Meneguzzi, Univel Centro Universitário

Especialista docente orientadora do curso de psicológico do Centro Universitário Univel. Instituição de formação Unipar, Universidade do Paraná. 

Downloads

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Sofiate, Érica, & Meneguzzi, C. (2025). INCLUSÃO DE PESSOAS COM TDAH NO AMBIENTE DE TRABALHO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3080–3094. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22159