EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Autores

  • Alessandra Luzia da Silva Santiago
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22132

Palavras-chave:

Educação. Inclusão Escolar. Formação Continuada.

Resumo

A inclusão é uma vertente dos direitos humanos, valorizando a diversidade e evidenciando a demanda de garantir a todas as pessoas, o acesso a participação, as oportunidades de assistência, a educação e a interação social. Refletir sobre a educação inclusiva, remete ao questionamento de como a formação inicial e continuada de professores da educação básica tem favorecido a educação inclusiva. O objetivo geral é averiguar os entraves da formação inicial e continuada dos professores da educação básica de uma escola do município Cumaru-PE. O tema central da pesquisa é sobre a educação inclusiva. A pesquisa foi realizada durante os meses de abril a junho de 2025, com procedimentos bibliográficos, documental e de campo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa. As informações foram coletadas a partir da observação e aplicação do questionário aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental nas turmas dos 5ºanos. O estudo foi dividido em etapas, partindo da revisão bibliográfica para embasar toda a pesquisa, e a aplicação de um questionário com as professoras para a análise dos resultados, a análise dos dados foi exposta em gráfico e tabela. Os resultados da pesquisa constataram que os professores possuem conhecimentos adquiridos, principalmente através da experiência ao longo da carreira profissional. Durante a formação inicial foram ofertadas palestras pelo município, contudo, essas ainda não foram suficientes para que eles atuem de forma segura, proporcionando um melhor desempenho aos alunos com deficiência. Entretanto, buscam com as experiências diárias, se aprimorarem em suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Alessandra Luzia da Silva Santiago

Mestranda em ciências da educação, especialista em psicopedagogia institucional, pedagoga, professora dos anos iniciais do ensino fundamental.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD,doutora em ciências da educação,mestra em ciências da educação, especialista em escrita científica avançada, psicopedagoga,pedagoga, Professora do ensino superior e orientadora da Christian Business School - CBS.

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Publicado

2025-11-11

Como Citar

Santiago, A. L. da S., & Silva, R. I. P. da. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2704–2715. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22132