A ACEITAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22068Palavras-chave:
Aceitação. Família. Escola. Neurodivergente.Resumo
Este estudo teve por finalidade investigar a aceitação da família e como pode influenciar o desempenho escolar de crianças neurodivergentes, identificando como ocorreu o processo de aceitação da família antes e após receber o laudo, analisando as mudanças que sucederam, trazendo a realidade da negação, o mascaramento e a desinformação dos próprios. Ressaltando como a observação e intervenção da escola é crucial uma vez que se adapta a realidade do aluno. Tendo como objetivo geral investigar como a aceitação da família pode contribuir na inclusão de crianças neurodivergentes no desenvolvimento escolar. A metodologia foi de natureza qualitativa, que consistiu na entrevista semiestruturada com a família e um professor de uma escola privada localizada no município de Escada. Os entrevistados foram identificados como F e P. Este trabalho está fundamentado em Marques (2021), Pereira (2023) e Oliveira (2024). Os resultados evidenciaram que a aceitação familiar no desempenho escolar de crianças neurodivergentes contribuiu no desempenho e também melhora a condição de vida da criança e consequentemente dos responsáveis, fortalecendo o vínculo afetivo e tornando o ambiente seguro com evolução emocional, social e cognitiva. Ademais, transparecendo uma adaptação de forma regulada e estratégias pedagógicas mais eficazes em virtude da parceria de escola e família. A conclusão denota que a aceitação é o eixo fundamental em todos os âmbitos que a criança se relaciona, afirmando que a relação ocasiona atraso do diagnóstico.
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