A ACEITAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Autores

  • Julyany Gabryely Félix Izidio Alves Bezerra FAESC
  • Keyla Maria Victória de Oliveira Pereira FAESC
  • Maria Joara Silva de Oliveira FAESC
  • Davi Libânio de Melo UFAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22068

Palavras-chave:

Aceitação. Família. Escola. Neurodivergente.

Resumo

Este estudo teve por finalidade investigar a aceitação da família e como pode influenciar o desempenho escolar de crianças neurodivergentes, identificando como ocorreu o processo de aceitação da família antes e após receber o laudo, analisando as mudanças que sucederam, trazendo a realidade da negação, o mascaramento e a desinformação dos próprios. Ressaltando como a observação e intervenção da escola é crucial uma vez que se adapta a realidade do aluno. Tendo como objetivo geral investigar como a aceitação da família pode contribuir na inclusão de crianças neurodivergentes no desenvolvimento escolar. A metodologia foi de natureza qualitativa, que consistiu na entrevista semiestruturada com a família e um professor de uma escola privada localizada no município de Escada. Os entrevistados foram identificados como F e P. Este trabalho está fundamentado em Marques (2021), Pereira (2023) e Oliveira (2024). Os resultados evidenciaram que a aceitação familiar no desempenho escolar de crianças neurodivergentes contribuiu no desempenho e também melhora a condição de vida da criança e consequentemente dos responsáveis, fortalecendo o vínculo afetivo e tornando o ambiente seguro com evolução emocional, social e cognitiva. Ademais, transparecendo uma adaptação de forma regulada e estratégias pedagógicas mais eficazes em virtude da parceria de escola e família. A conclusão denota que a aceitação é o eixo fundamental em todos os âmbitos que a criança se relaciona, afirmando que a relação ocasiona atraso do diagnóstico.

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Biografia do Autor

Julyany Gabryely Félix Izidio Alves Bezerra, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Keyla Maria Victória de Oliveira Pereira, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Maria Joara Silva de Oliveira, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada - FAESC.

Davi Libânio de Melo, UFAL

Orientador, Doutor em Ciências da Educação - UFAL/2023.

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Publicado

2025-11-16

Como Citar

Bezerra, J. G. F. I. A., Pereira, K. M. V. de O., Oliveira, M. J. S. de, & Melo, D. L. de. (2025). A ACEITAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4692–4707. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22068