PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES

3ª edição

Autores

  • Adriano Alves Romão
  • Joana Cleide Alves Rodrigues Mendes
  • Ronildo de Andrade Ramalho
  • Francilino Paulo de Sousa
  • Singra Couto Strickert

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Inovação pedagógica. Metodologias emergentes.

Resumo

A presente obra é uma coletânea de reflexões, práticas e experiências que traduzem o compromisso com uma educação transformadora, inclusiva e humana. Cada texto aqui reunido representa um olhar sensível e engajado sobre temas que atravessam o cotidiano escolar e social, convidando o leitor a pensar, sentir e agir em favor de uma sociedade mais justa e igualitária.

Em “Educação Integral: mais que jornada, é essência”, somos convidados a compreender a integralidade do ser como princípio educativo, que ultrapassa o tempo e o espaço escolares. Já em “Vozes Negras, Saberes Plurais: educação e antirracismo”, ecoam histórias, resistências e aprendizados que reafirmam a importância de uma escola antirracista, comprometida com a diversidade e com a valorização das identidades.

“Entre a teoria e o chão da escola: a formação que faz sentido” revela o elo essencial entre o conhecimento acadêmico e a vivência prática dos educadores, enquanto “Família, escola e comunidade: corresponsabilidade na construção de uma educação inclusiva” ressalta o papel coletivo na garantia do direito à aprendizagem e à participação de todos.

Na sequência, “Mercado de trabalho inclusivo: políticas e práticas para a empregabilidade de pessoas com deficiência e idosos” amplia o olhar para além dos muros da escola, refletindo sobre o compromisso social com a inclusão e o envelhecimento ativo. Em “Do lápis ao toque: novas escritas do saber”, o leitor é convidado a mergulhar nas transformações que as tecnologias imprimem à educação e às formas de aprender e ensinar.

Por fim, “Educação na veia: paixão, vocação e formação” celebra a dedicação e o amor que sustentam o fazer educativo, reafirmando que ensinar é, antes de tudo, um ato de entrega e esperança.

Esta coletânea é, portanto, um convite à reflexão e à ação. Que cada leitura desperte novas ideias, inspire práticas e reforce o compromisso de todos nós com uma educação integral, inclusiva e humanizadora, capaz de transformar vidas e realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-11-13

Como Citar

Romão, A. A., Mendes, J. C. A. R., Ramalho, R. de A., Sousa, F. P. de, & Strickert, S. C. (2025). PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES: 3ª edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–171. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/22037

Edição

Seção

E-books

Categorias