O PAPEL DA FARMACOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: EFEITOS, LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Beatriz Hirllary Borba de Sales Universidade Potiguar
  • Lethicia Gabriella da Silva Gomes Universidade Potiguar
  • Caio Fernando Martins Ferreira Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22034

Palavras-chave:

Farmacoterapia. Transtornos Alimentares. Saúde Mental. Uso Racional de Medicamentos. Interdisciplinaridade.

Resumo

Os transtornos alimentares constituem distúrbios psiquiátricos complexos que afetam a saúde física, emocional e social. Esta revisão teve como objetivo analisar o impacto do uso de medicamentos no tratamento desses transtornos, considerando sua eficácia terapêutica, efeitos adversos e integração com terapias não farmacológicas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases SciELO, BIREME, MEDLINE e LILACS, abrangendo publicações entre 2019 e 2024. Os resultados indicam que antidepressivos, ansiolíticos e estabilizadores de humor podem auxiliar no controle dos sintomas, especialmente quando há comorbidades psiquiátricas. Contudo, a farmacoterapia deve ser utilizada de forma adjuvante, integrada ao suporte psicoterápico e nutricional. Conclui-se que o uso racional de medicamentos, aliado a uma abordagem interdisciplinar e humanizada, é essencial para o sucesso terapêutico e o bem-estar biopsicossocial dos pacientes.

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Biografia do Autor

Beatriz Hirllary Borba de Sales, Universidade Potiguar

Graduanda em Farmácia pela Universidade Potiguar. 

Lethicia Gabriella da Silva Gomes, Universidade Potiguar

Graduanda em Farmácia pela Universidade Potiguar.

Caio Fernando Martins Ferreira, Universidade Potiguar

Farmacêutico, Professor- Orientador. Docente na Universidade Potiguar. 

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Sales, B. H. B. de, Gomes, L. G. da S., & Ferreira, C. F. M. (2025). O PAPEL DA FARMACOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES: EFEITOS, LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 388–397. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22034