AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES PEDIÁTRICOS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores

  • Bruna Filipkowski Pruencio Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Júlio Augusto Franzen Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carmem Maria Costa Mendonça Fiori Centro Universitário Assis Gurgaz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21987

Palavras-chave:

Dor. Câncer pediátrico. Avaliação da dor.

Resumo

Introdução: A dor é a principal queixa de crianças em tratamento oncológico. Ferramentas que a mensuram auxiliam na assistência, diagnóstico e identificação das causas, permitindo desenvolver estratégias que minimizem o desconforto e melhorem a qualidade de vida. Objetivos: Avaliar as principais causas de dor em pacientes pediátricos em tratamento oncológico. Métodos: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e observacional transversal, realizado na Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Câncer de Cascavel (UOPECCAN), entre janeiro e março de 2025, por meio da aplicação de questionário a pacientes de 4 a 18 anos com função cognitiva preservada. Resultados: Foram analisados 34 formulários, 21 (61,8%) do sexo feminino e 13 (38,2%) do masculino, mediana de 8 anos. A punção do cateter foi a principal causa de dor (50%). Não houve associações significativas entre local da dor e tipo de câncer (p = 0,03), intensidade da dor e sexo (p = 0,613) ou estágio do tratamento e intensidade da dor (p = 0,617). Conclusão: A dor continua sendo um desafio no cuidado oncológico infantil, reforçando a necessidade de manejo humanizado e intervenções não farmacológicas para reduzir sofrimento e promover melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Filipkowski Pruencio, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduanda de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Júlio Augusto Franzen, Universidade do Estado de Santa Catarina

Fisioterapeuta pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrando do Programa de Pós- Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Carmem Maria Costa Mendonça Fiori, Centro Universitário Assis Gurgaz

Médica pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Pediatria pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de medicina do Centro Universitário Assis Gurgaz.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Pruencio, B. F., Franzen, J. A., & Fiori, C. M. C. M. (2025). AVALIAÇÃO DA DOR EM PACIENTES PEDIÁTRICOS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5572–5580. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21987