ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS 2 ANOS DO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PEDAGÓGICO NO FORTALECIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21983

Palavras-chave:

Letramento. Alfabetização. Suporte Pedagógico. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas e ações didáticas desenvolvidas no suporte pedagógico para a alfabetização e letramento de alunos do 2 ano da E.M Professora Consuelo Amora, Fortaleza.  Nesse sentido embasamos a metodologia desta pesquisa como qualitativa, dada a necessidade de análise e reflexão dos sujeitos envolvidos, ancorando-a em pesquisas bibliográficas, de campo e questionários semiestruturados. Como resultados observou-se uso de materiais concretos, como alfabetos móveis, silabários, jogos educativos, textos e pequenas produções para o desenvolvimento da leitura e escrita nos alunos acompanhados. As atividades foram desenvolvidas e planejadas seguindo as individualidades, especificidades e níveis de cada aluno ou grupo.  Concluímos, que os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento satisfatório e lúdico dos processos de alfabetização e letramento. As crianças acolhidas pelo suporte pedagógico apresentaram taxas superiores a 75% de avanço na fluência leitora, 65% na construção de frases e 60% na produção de pequenos textos. Reforçando a necessidade de uma ampliação das políticas voltadas para ações pedagógicas similares (de apoio multidisciplinar) como instrumento para o fortalecimento da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Girão de Oliveira, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School, PROFA efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza do Ensino Fundamental. Graduada em LETRAS pela UECE, especialista em Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Ateneu.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas,doutor em biologia pela UFPE. Professor,orientador da Christian Business School.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Oliveira, M. G. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS 2 ANOS DO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PEDAGÓGICO NO FORTALECIMENTO DA LEITURA E ESCRITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3943–3957. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21983