A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENEM (2018 A 2023): UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA E DISCURSIVA SOB A ÓTICA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Sarah Batista da Silva Rigonatto Universidade Estadual de Goiás
  • Lilian Silva Beltrão Paludo Universidade Estadual de Goiás
  • Lorrana Martins Bertoluci Sena Marques Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21826

Palavras-chave:

Variação linguística. Sociolinguística Educacional. ENEM. BNCC.

Resumo

O presente artigo objetivo analisar questões do Enem, de 2018 a 2023, relacionadas à variação linguística, com o intuito de descrever suas abordagens pragmáticas, semânticas e discursivas sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional. Além disso, propõe verificar se houve uma evolução tanto em números e também no tratamento das concepções sobre variação linguística ao longo dos anos.  Buscou ainda evidenciar se as questões que tratam da variação no Enem atendem às diretrizes da BNCC. A pesquisa se baseia nas teorias de Bortoni-Ricardo (2020), Andrade e Ko. Freitag (2016) e Faraco (2008), que sustentam as análises e discussões das questões do Enem. O estudo utiliza como procedimento metodológico o método documental, de natureza qualitativa interpretativa, focando nas questões de linguagem, códigos e suas tecnologias das provas do Enem. Em relação ao tratamento da variação nas questões, percebe-se que houve uma difusão significativa na abordagem dos fenômenos linguísticos, pois as questões do Enem correlacionam às habilidades da BNCC, promovendo com isso o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística, ressaltando sua importância para a comunicação e a expressão cultural do nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Batista da Silva Rigonatto, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade no Câmpus de Cora Coralina, na Universidade Estadual de Goiás (POSLLI/UEG). Graduada em Português/Literatura pela UFMT Campus Barra do Garças – MT. Professora da Educação Básica no Estado de Mato Grosso.

Lilian Silva Beltrão Paludo, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade no Câmpus de Cora Coralina, na Universidade Estadual de Goiás (POSLLI/UEG). Graduada em Português/Inglês pela UEG - Câmpus Jussara/GO. Atualmente, professora da Educação Básica no Estado de Mato Grosso, função coordenadora pedagógica.

Lorrana Martins Bertoluci Sena Marques, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade no Câmpus de Cora Coralina, na Universidade Estadual de Goiás (POSLLI/UEG). Graduada em Português/literatura pela UFMT – Campus Barra do Garças – MT. Professora da Educação Básica no Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Rigonatto, S. B. da S., Paludo, L. S. B., & Marques, L. M. B. S. (2025). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENEM (2018 A 2023): UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA E DISCURSIVA SOB A ÓTICA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5721–5735. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21826