O PAPEL DAS TICS NA PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA

Autores

  • Lúcia Cristina de Paula Pereira Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21778

Palavras-chave:

TICs. Personalização da aprendizagem. Educação significativa.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na personalização da aprendizagem, discutindo suas contribuições, desafios e potencialidades para a construção de uma educação mais significativa e inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada na análise de produções científicas publicadas entre 2018 e 2024 em bases como SciELO, Google Acadêmico e BVE. Foram priorizados estudos que abordam o uso pedagógico das TICs na personalização do ensino, destacando o protagonismo discente, a mediação docente e as práticas inovadoras no contexto escolar. Os resultados evidenciaram que as TICs, quando utilizadas de forma planejada e intencional, promovem autonomia, engajamento e aprendizagem colaborativa, aproximando o conhecimento da realidade dos alunos. Contudo, também se observam desafios relacionados à formação docente e à equidade de acesso. Conclui-se que a integração crítica e humanizada das TICs representa um caminho para transformar a educação em um processo mais dinâmico, inclusivo e centrado no ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Cristina de Paula Pereira, Uneatlantico

Mestra em Educação Formação de Professores com Especialização em TICs, Universidade Europeia del Atlântico – Uneatlantico.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Pereira, L. C. de P. (2025). O PAPEL DAS TICS NA PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1693–1704. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21778