SÍNDROMES HIPERTENSIVAS NA GESTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Luiz Fernando Maia de Lima Uninorte
  • Douglas José Angel UNESR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21772

Palavras-chave:

Eclâmpsia. Hipertensão crônica. SHG. Síndromes hipertensivas na gestação.

Resumo

Introdução: a presente pesquisa aborda uma temática de grande relevância, as síndromes hipertensivas gestacionais que englobam a uma série de complicações essa fase, e que são comuns devido ao número de mulheres acometidas, representando uma importante causa de morbimortalidade materna e fetal, essas condições são caracterizadas pela elevação da pressão arterial e podem acarretar com complicações como a restrição do crescimento intrauterino, prematuridade, baixo peso ao nascer e até mesmo a morte materna e neonatal. Objetivo: Descrever as caracterizações das síndromes hipertensivas na gestação como problema de saúde pública no Brasil. Método: a realização da pesquisa é uma revisão sistemática de literatura, na qual o autor por meio de pesquisas e estudos, como artigos, revistas de medicina e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Pubmed, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores para das embasamento teórico. Resultados: os resultados apontaram que a elaboração de estratégias preventivas, como o uso de aspirina em baixa dose, a suplementação de cálcio e o controle adequado do peso e da alimentação são primordiais para diminuir a incidência e as complicações. Conclusão: concluiu-se a necessidade do acompanhamento rigoroso durante o pré-natal e a educação da gestante também desempenham papéis fundamentais para a amenização dos riscos.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Maia de Lima, Uninorte

Graduando de medicina. Centro Universitário Uninorte.

Douglas José Angel, UNESR

Mestre em Gestão Estratégica de Instituição de Saúde UNESR. 

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Lima, L. F. M. de, & Angel, D. J. (2025). SÍNDROMES HIPERTENSIVAS NA GESTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4723–4740. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21772