CONTRIBUTO DAS MICROCRÉDITOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO DO DISTRITO DE MECÚFI- MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21719

Palavras-chave:

Microcréditos. Desenvolvimento econômico local. Inclusão financeira. Empreendedorismo.

Resumo

A pesquisa teve como objectivo geral de analisar o contributo das microcréditos no desenvolvimento socioeconómico do distrito de Mecúfi, na província de Cabo Delgado em Moçambique entre os anos de 2022 a 2024. Metodologicamente foi adotada uma abordagem a analise qualitativa e quantitativa para  compreender tanto os aspetos subjetivos (analise de perceções/experiencias dos envolvidos) quanto aos objetivos (dados estáticos e indicadores socioeconómicos. Os resultados demonstram que os microcréditos desempenharam um papel significativo na dinamização da economia local e que embora os microcréditos não sejam uma solução definitiva para os desafios econômicos enfrentados pela população de Mecúfi, eles representam uma ferramenta eficaz de inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo local. recomenda-se que os programas de microcrédito sejam acompanhados por ações de capacitação contínua, monitoramento e apoio técnico aos beneficiários. O estudo também identificou limitações, como a falta de formação em gestão financeira, dificuldades no reembolso dos créditos e barreiras de acesso para grupos mais desfavorecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamar Fernando dos Santos Aly, Universidade Catolica de Mocambique

Docente, Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Pemba, Cabo Delgado, Moçambique. 

John Armando da Costa, Universidade Católica de Moçambique

Discente, Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Pemba, Cabo Delgado, Moçambique. 

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Aly, T. F. dos S., & Costa, J. A. da. (2025). CONTRIBUTO DAS MICROCRÉDITOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO DO DISTRITO DE MECÚFI- MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5180–5199. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21719