CONTRIBUTO DAS MICROCRÉDITOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO DO DISTRITO DE MECÚFI- MOÇAMBIQUE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21719

Palabras clave:

Microcréditos. Desenvolvimento econômico local. Inclusão financeira. Empreendedorismo.

Resumen

A pesquisa teve como objectivo geral de analisar o contributo das microcréditos no desenvolvimento socioeconómico do distrito de Mecúfi, na província de Cabo Delgado em Moçambique entre os anos de 2022 a 2024. Metodologicamente foi adotada uma abordagem a analise qualitativa e quantitativa para  compreender tanto os aspetos subjetivos (analise de perceções/experiencias dos envolvidos) quanto aos objetivos (dados estáticos e indicadores socioeconómicos. Os resultados demonstram que os microcréditos desempenharam um papel significativo na dinamização da economia local e que embora os microcréditos não sejam uma solução definitiva para os desafios econômicos enfrentados pela população de Mecúfi, eles representam uma ferramenta eficaz de inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo local. recomenda-se que os programas de microcrédito sejam acompanhados por ações de capacitação contínua, monitoramento e apoio técnico aos beneficiários. O estudo também identificou limitações, como a falta de formação em gestão financeira, dificuldades no reembolso dos créditos e barreiras de acesso para grupos mais desfavorecidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tamar Fernando dos Santos Aly, Universidade Catolica de Mocambique

Docente, Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Pemba, Cabo Delgado, Moçambique. 

John Armando da Costa, Universidade Católica de Moçambique

Discente, Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, Pemba, Cabo Delgado, Moçambique. 

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

Aly, T. F. dos S., & Costa, J. A. da. (2025). CONTRIBUTO DAS MICROCRÉDITOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO DO DISTRITO DE MECÚFI- MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 5180–5199. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21719