ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO

Autores

  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP
  • Ana Carolina Fernandes Maciel
  • Antônia Cláudia da Silva Brito
  • Cleidiane Laryssa Souza de Araújo
  • Marina Barbosa da Silva
  • Mariane Queiroz Santana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21717

Palavras-chave:

Enfermagem. Unidade de Terapia Intensiva. Paciente Crítico. Humanização. Assistência.

Resumo

O cuidado ao paciente crítico em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exige da equipe de enfermagem competências técnicas, científicas e emocionais para lidar com situações complexas e de alta gravidade. Este artigo tem como objetivo analisar o papel da enfermagem na UTI, destacando os principais desafios enfrentados, as estratégias de cuidado humanizado e as perspectivas para a melhoria da assistência. Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva, com base em publicações científicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos. Os resultados evidenciam que o trabalho da enfermagem na UTI é marcado por sobrecarga física e emocional, necessidade de atualização contínua e a importância da comunicação empática com pacientes e familiares. Conclui-se que a qualificação profissional, o suporte psicológico e a valorização do trabalho em equipe são fundamentais para a excelência do cuidado intensivo.

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Biografia do Autor

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Cargo: Orientador / Professor Instituição: UNIFAP-CE Relação de Alunas - Enfermagem (Lista consolidada em ordem. 

Ana Carolina Fernandes Maciel

Curso: Enfermagem. 

Antônia Cláudia da Silva Brito

Curso: Enfermagem. 

Cleidiane Laryssa Souza de Araújo

Curso: Enfermagem. 

Marina Barbosa da Silva

Curso: Enfermagem. 

Mariane Queiroz Santana

Curso: Enfermagem.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Saraiva, P. M., Maciel, A. C. F., Brito, A. C. da S., Araújo, C. L. S. de, Silva, M. B. da, & Santana, M. Q. (2025). ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4698–4701. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21717