STORYTELLING DIGITAL NA EDUCAÇÃO: REINVENTANDO A TRADIÇÃO ORAL

Autores

  • Débora Cristina de Jesus Must University
  • Alessandra Ferreira dos Santos Oliveira Must University
  • Alexandre Dias dos Santos Christian Business School
  • Augusto Cézar Pereira da Silva Must University
  • Flávia Rodrigues da Silva Priesnitz Must University
  • Janaína Ferreira Gustavo Uchôa Must University
  • Marcos Túlio Cavalcante Universidade Cruzeiro do Sul
  • Renata Alves da Silva Ferreira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21582

Palavras-chave:

Storytelling digital. Educação. Tecnologias digitais. Narrativas multimídia. Aprendizagem.

Resumo

O estudo investigou de que forma o storytelling digital, articulado por meio de textos, vídeos e áudios, poderia contribuir para a inovação das práticas pedagógicas e para a ampliação da aprendizagem significativa no contexto educacional. O objetivo geral consistiu em analisar o papel do storytelling digital na educação, destacando sua relevância como ferramenta pedagógica que reinventa a tradição oral por meio de recursos multimídia. O desenvolvimento ocorreu a partir da análise de referências que abordaram a trajetória das tecnologias digitais na escola, a gamificação associada à realidade virtual, os impactos das tecnologias na atenção dos estudantes e o uso do ambiente digital para potencializar práticas culturais e educativas. Verificou-se que as narrativas digitais favoreceram o engajamento, a motivação e a atenção, além de ampliarem o repertório pedagógico por meio de múltiplas linguagens. Nas considerações finais, concluiu-se que o storytelling digital se apresentou como uma estratégia eficaz para aproximar os conteúdos escolares do cotidiano dos estudantes, promovendo aprendizagens relevantes. Ressaltou-se, ainda, que a pesquisa, de caráter bibliográfico, indicou a necessidade de estudos complementares que verifiquem, em contextos práticos, os impactos do uso das narrativas digitais na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Jesus, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Alessandra Ferreira dos Santos Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Alexandre Dias dos Santos, Christian Business School

Doutorando em Ciências na Educação, Christian Business School (CBS).

Augusto Cézar Pereira da Silva, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Flávia Rodrigues da Silva Priesnitz, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Janaína Ferreira Gustavo Uchôa, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marcos Túlio Cavalcante, Universidade Cruzeiro do Sul

Especialista em Game Design, Universidade Cruzeiro do Sul.

Renata Alves da Silva Ferreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Jesus, D. C. de, Oliveira, A. F. dos S., Santos, A. D. dos, Silva, A. C. P. da, Priesnitz, F. R. da S., Uchôa, J. F. G., … Ferreira, R. A. da S. (2025). STORYTELLING DIGITAL NA EDUCAÇÃO: REINVENTANDO A TRADIÇÃO ORAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2381–2387. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21582