STORYTELLING DIGITAL NA EDUCAÇÃO: REINVENTANDO A TRADIÇÃO ORAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21582Palavras-chave:
Storytelling digital. Educação. Tecnologias digitais. Narrativas multimídia. Aprendizagem.Resumo
O estudo investigou de que forma o storytelling digital, articulado por meio de textos, vídeos e áudios, poderia contribuir para a inovação das práticas pedagógicas e para a ampliação da aprendizagem significativa no contexto educacional. O objetivo geral consistiu em analisar o papel do storytelling digital na educação, destacando sua relevância como ferramenta pedagógica que reinventa a tradição oral por meio de recursos multimídia. O desenvolvimento ocorreu a partir da análise de referências que abordaram a trajetória das tecnologias digitais na escola, a gamificação associada à realidade virtual, os impactos das tecnologias na atenção dos estudantes e o uso do ambiente digital para potencializar práticas culturais e educativas. Verificou-se que as narrativas digitais favoreceram o engajamento, a motivação e a atenção, além de ampliarem o repertório pedagógico por meio de múltiplas linguagens. Nas considerações finais, concluiu-se que o storytelling digital se apresentou como uma estratégia eficaz para aproximar os conteúdos escolares do cotidiano dos estudantes, promovendo aprendizagens relevantes. Ressaltou-se, ainda, que a pesquisa, de caráter bibliográfico, indicou a necessidade de estudos complementares que verifiquem, em contextos práticos, os impactos do uso das narrativas digitais na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY