PROFESSOR, ALUNO E A MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS PARA RELACIONAR A MATEMÁTICA AO SENSO COMUM A MATEMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FRENTE A EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO SÉCULO XX

Autores

  • Mario Luis Stedille Universidade Chistian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21573

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Covid-19. Ensino remoto. Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo analisa o ensino de Matemática durante e após a pandemia de Covid-19, com ênfase nos impactos do ensino remoto no Ensino Fundamental. A pesquisa surgiu a partir dos desafios enfrentados por docentes e alunos no período pandêmico, especialmente quanto ao acesso a ferramentas tecnológicas, à conectividade e à necessidade de adaptação às novas formas de ensino. Observou-se que muitos professores precisaram reinventar suas práticas para manter o engajamento e a aprendizagem dos estudantes, apesar das limitações impostas pelo distanciamento social. No cenário pós-pandemia, evidenciam-se esforços contínuos dos docentes para suprir prejuízos educacionais e recuperar a qualidade pedagógica, utilizando estratégias diversas que contribuíram para a continuidade e eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam para a resiliência da comunidade escolar e para a importância de investimentos em inclusão digital e formação docente permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Luis Stedille, Universidade Chistian Business School

Mestrando  em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Licenciatura em Matemática; Especialização em Gestão pública.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD, doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga, pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Stedille, M. L., & Silva, R. I. P. da. (2025). PROFESSOR, ALUNO E A MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS PARA RELACIONAR A MATEMÁTICA AO SENSO COMUM A MATEMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FRENTE A EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO SÉCULO XX. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4680–4686. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21573