PROFESSOR, ALUNO E A MATEMÁTICA: OS DESAFIOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS PARA RELACIONAR A MATEMÁTICA AO SENSO COMUM A MATEMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO FRENTE A EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21573Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Covid-19. Ensino remoto. Ensino fundamental.Resumo
Este artigo analisa o ensino de Matemática durante e após a pandemia de Covid-19, com ênfase nos impactos do ensino remoto no Ensino Fundamental. A pesquisa surgiu a partir dos desafios enfrentados por docentes e alunos no período pandêmico, especialmente quanto ao acesso a ferramentas tecnológicas, à conectividade e à necessidade de adaptação às novas formas de ensino. Observou-se que muitos professores precisaram reinventar suas práticas para manter o engajamento e a aprendizagem dos estudantes, apesar das limitações impostas pelo distanciamento social. No cenário pós-pandemia, evidenciam-se esforços contínuos dos docentes para suprir prejuízos educacionais e recuperar a qualidade pedagógica, utilizando estratégias diversas que contribuíram para a continuidade e eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam para a resiliência da comunidade escolar e para a importância de investimentos em inclusão digital e formação docente permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY