COOPERAÇÃO POLÍCIA–COMUNIDADE E SEGURANÇA NACIONAL NA GESTÃO FRONTEIRIÇA DE TETE (2018–2023)

Autores

  • Aquilasse Kapangula Manda Universidade Católica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21568

Palavras-chave:

Polícia de Fronteiras. Cooperação Comunitária. Segurança Nacional. Imigração Ilegal. Tete.

Resumo

O artigo analisa a cooperação entre a Polícia de Fronteiras e as comunidades locais na província de Tete, no período de 2018 a 2023, destacando o seu papel na consolidação da segurança nacional em Moçambique. A pesquisa, de abordagem mista, baseia-se em inquéritos comunitários, entrevistas a agentes policiais e análise documental de relatórios oficiais. Os resultados revelam que, embora a visibilidade da Polícia de Fronteiras seja amplamente reconhecida, a percepção da sua eficácia depende fortemente da colaboração comunitária. Mais de metade dos inquiridos reconheceu participar em acções conjuntas, enquanto 43 % não identificam envolvimento directo, o que revela um potencial ainda subaproveitado para a co-gestão da segurança. Observa-se que a cooperação polícia–comunidade contribui para reduzir ilícitos e reforçar a confiança social, mas permanece fragilizada por limitações logísticas e pela ausência de mecanismos institucionais de participação permanente. Conclui-se que o fortalecimento da segurança fronteiriça exige uma abordagem integrada que articule controlo estatal, desenvolvimento local e envolvimento comunitário contínuo como pilares da segurança nacional.

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Biografia do Autor

Aquilasse Kapangula Manda, Universidade Católica de Moçambique

Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais. Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Ciências Sociais e Políticas (UCM–FCSP), Moçambique. Prof. Doutor Pedrito Carlos Chiposse Cambrão  Universidade Zambeze, Moçambique.

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Publicado

2025-10-21

Como Citar

Manda, A. K. (2025). COOPERAÇÃO POLÍCIA–COMUNIDADE E SEGURANÇA NACIONAL NA GESTÃO FRONTEIRIÇA DE TETE (2018–2023). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3389–3405. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21568