ANÁLISE DA SOBREVIDA DOS IMPLANTES DE PRÓTESE DE QUADRIL DE ORIGEM NACIONAL EM UM CENTRO ORTOPÉDICO DO PARANÁ

Autores

  • Gabriela Fátima Rodrigues Maffei Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Maria Eduarda Alves Elias Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Iago Bissani Pesavento Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Pedro Paulo Verona Pércio Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21563

Palavras-chave:

Artroplastia. Osteoartrose. Revisão. Prótese. Quadril.

Resumo

Objetivo: Avaliar o tempo de sobrevida de implantes de prótese de quadril, de origem nacional, no serviço de Ortopedia e Traumatologia de um hospital referência em Cascavel-PR. Objetiva-se verificar o índice de revisão e investigar se o motivo da revisão está ou não relacionado à origem nacional, comparando sua sobrevida com dados de literatura internacional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, descritiva e quantitativa. Foram coletados dados de prontuários médicos de pacientes submetidos à artroplastia total de quadril, com implantes nacionais, em um hospital referência em ortopedia e traumatologia do Oeste paranaense, que tiverem seguimento mínimo de 10 anos, analisando a necessidade de revisão das próteses nacionais e comparando esses dados com os da literatura internacional. Resultados: Foram analisados prontuários de 200 pacientes, dos quais foram excluídos 106 pacientes por não preencherem o critério de 10 anos ou mais de acompanhamento. Dos pacientes que preencheram os critérios de seleção, 86,17% mantiveram-se com a prótese primária, ainda após o período mínimo de 10 anos. Conclusão: As próteses de quadril de fabricação nacional demonstram uma eficácia clínica e funcional adequada, podendo expressar uma alternativa custo-efetiva ao comparar com implantes importados, desde que em associação a protocolos de prevenção de infecção e seguimento pós-operatório adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Fátima Rodrigues Maffei, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica do quinto ano de Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Maria Eduarda Alves Elias, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica do quinto ano de Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Iago Bissani Pesavento, Centro Universitário Assis Gurgacz

Médico formado pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Residente de Ortopedia e Traumatologia no Hospital São Lucas, Cascavel-PR.

Pedro Paulo Verona Pércio, Centro Universitário Assis Gurgacz

Orientador. Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG), Cascavel-PR,Graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo-RS (2005), Treinamento em Cirurgia de Quadril no Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo-RS (2006), Treinamento em Banco de Tecidos e Cirurgia Reconstrutiva com Enxerto Ósseo (Transplante Ósseo) no Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo-RS (2006–2007), Treinamento em Cirurgia de Videoartroscopia de Quadril na Arthroscopy Association of North America, Chicago, IL, EUA (2017), Mestrado em Ciências da Saúde pela Unioeste (2013), Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Quadril.

Downloads

Publicado

2025-10-28

Como Citar

Maffei, G. F. R., Elias, M. E. A., Pesavento, I. B., & Pércio, P. P. V. (2025). ANÁLISE DA SOBREVIDA DOS IMPLANTES DE PRÓTESE DE QUADRIL DE ORIGEM NACIONAL EM UM CENTRO ORTOPÉDICO DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4876–4885. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21563