O PAPEL DA DOCÊNCIA NO ESTÍMULO À PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juliana Maria Xavier Ferreira UTIC
  • José Maurício Diascânio Universidad Ibero Americana de Assunção

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21561

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Prática docente. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo buscou analisar o papel da prática docente no estímulo à psicomotricidade na Educação Infantil, considerando sua relevância para o desenvolvimento integral da criança. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, fundamentou-se em autores que discutem a relação entre corpo, movimento e aprendizagem, a partir da análise de livros, artigos e dissertações disponíveis em bases científicas nacionais e internacionais, como SciELO e Google Scholar. O estudo evidenciou que a psicomotricidade constitui um eixo essencial na formação infantil, por integrar dimensões cognitivas, afetivas, motoras e sociais. Verificou-se que o brincar, quando planejado pedagogicamente, potencializa o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina, favorecendo a autonomia, a criatividade e a socialização. Os resultados indicam que o professor exerce papel mediador indispensável nesse processo, sendo necessária uma formação sólida, contínua e ética, capaz de articular teoria e prática. Conclui-se que práticas docentes fundamentadas na psicomotricidade promovem aprendizagens mais significativas e inclusivas, contribuindo para uma educação infantil que valoriza o corpo, o movimento e a ludicidade como bases para o desenvolvimento global da criança.

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Biografia do Autor

Juliana Maria Xavier Ferreira, UTIC

Mestra em Ciências da Educação pela UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL – UTIC (2025). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2001). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN (2014). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2000).

José Maurício Diascânio, Universidad Ibero Americana de Assunção

Orientador e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Ibero Americana de Assunção - IBERO AMERICANA, Paraguai (2016). Doutor em Educação pela Universidad Del Norte - UNINORTE, Paraguai (2008) e Mestre em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico de Educação Profissional – ISPETP, Cuba (2003). Especializado em Conteúdos Pedagógicos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Brasil (1993). Especializado em Educação Física e Desporto Escolar pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Brasil (1991). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Brasil (1988).

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Ferreira, J. M. X., & Diascânio, J. M. (2025). O PAPEL DA DOCÊNCIA NO ESTÍMULO À PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2848–2860. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21561