EFEITOS DO USO PROLONGADO DE CHUPETAS E MAMADEIRAS NA OCLUSÃO E NO DESENVOLVIMENTO BUCAL INFANTIL

Autores

  • Rebeca Vivy Brito Silva FANORTE
  • Thayná de Oliveira Lima FANORTE
  • Karina da Silva Barbosa FANORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21556

Palavras-chave:

Aleitamento Materno. Hábitos. Anormalidades da Boca.

Resumo

Na atenção primária à saúde, é comum a insatisfação dos indivíduos em relação à sua saúde bucal, seja por questões estéticas ou funcionais. Muitas dessas alterações têm origem na infância, sendo influenciadas por hábitos prejudiciais adquiridos precocemente. O uso de chupeta e mamadeira é amplamente disseminado entre crianças, frequentemente incentivado por profissionais de saúde, familiares ou mesmo pela decisão materna. O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma correlação entre as principais alterações orais em crianças decorrentes do uso prolongado de chupetas e mamadeiras, visando estratégias para a prevenção desses hábitos. Para tanto, foi conduzida uma revisão de literatura embasada em artigos científicos, livros e documentos institucionais. Os achados indicam que as principais repercussões desse uso incluem comprometimento das funções respiratórias e fonatórias, alterações na oclusão dentária, dificuldades na deglutição, subdesenvolvimento dos ossos maxilares, mordida aberta e cárie de mamadeira.A orientação sobre os efeitos adversos da utilização de chupetas e mamadeiras deve ser incorporada à rotina dos profissionais de saúde desde o pré-natal, juntamente com a ênfase na importância do aleitamento materno exclusivo. Para que essa abordagem seja eficaz, é imprescindível que os profissionais envolvidos possuam capacitação adequada sobre as consequências do uso prolongado desses dispositivos e atuem de maneira integrada, favorecendo uma abordagem multiprofissional que contemple tanto a prevenção quanto o tratamento adequado ou o devido encaminhamento dos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Vivy Brito Silva, FANORTE

Docente na disciplina de odontopediatria do curso de Odontologia da Instituição de Ensino Superior de Cacoal – FANORTE, graduada em Odontologia - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED (2018). Especialista em gestão e docência do ensino superior pela Faculdade São Paulo - Estácio Rolim de Moura (2020). Especialista em Odontopediatria pela Abrange - Instituto de Ensino Superior PVH/RO (2022). 

Thayná de Oliveira Lima, FANORTE

Discente do curso de Odontologia da Instituição de Ensino Superior de Cacoal- FANORTE.

Karina da Silva Barbosa, FANORTE

Discente do curso de Odontologia da Instituição de Ensino Superior de Cacoal- FANORTE.

Downloads

Publicado

2025-11-07

Como Citar

Silva, R. V. B., Lima, T. de O., & Barbosa, K. da S. (2025). EFEITOS DO USO PROLONGADO DE CHUPETAS E MAMADEIRAS NA OCLUSÃO E NO DESENVOLVIMENTO BUCAL INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2058–2082. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21556