ADOLESCÊNCIA: O USO DAS REDES SOCIAIS PARA A FUGA DO VAZIO EXISTENCIAL

Autores

  • Rebecca Cristina Fonseca Caetano Faculdade Mauá
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21474

Palavras-chave:

Uso das Redes Sociais. Saúde dos Adolescentes. Psicologia do Adolescente.

Resumo

O estudo apresentado considerou o período da adolescência, concebendo os fatores que a constituem  e investigando de que modo a vulnerabilidade emocional atua nesse estágio do desenvolvimento. A pesquisa trabalhou o fator de vazio existencial e o impacto que o mesmo tem na saúde mental dos adolescentes, analisando os mecanismos psicológicos que vinculam redes sociais ao vazio existencial. As redes sociais são compreendidas, nesse contexto,  como uma “fuga” para todo o sofrimento emocional provocado pelo vazio existencial vivido na adolescência, funcionando como um meio de obter uma validação externa. O estudo foi conduzido sob  uma  visão psicanalítica,  sendo fundamentado em revisões bibliográficas de artigos científicos e obras teóricas relevantes de forma qualitativa. Portanto, por meio do estudo realizado, foi possível realizar uma reflexão acerca do período de adolescência e de que modo o acesso desenfreado as redes sociais impactam negativamente a saúde mental do adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebecca Cristina Fonseca Caetano, Faculdade Mauá

Graduando em Psicologia, Faculdade Mauá- GO.

Quemili de Cássia Dias de Sousa, Faculdade Mauá

Orientadora no curso de em Psicologia, Faculdade Mauá- GO. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva . Faculdade Mauá- GO. 

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Caetano, R. C. F., & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). ADOLESCÊNCIA: O USO DAS REDES SOCIAIS PARA A FUGA DO VAZIO EXISTENCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3790–3798. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21474