CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21421

Palavras-chave:

DPOC. Enfermagem. Reabilitação.

Resumo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é conceituada como uma patologia respiratória progressiva, caracterizada pela limitação ou obstrução persistente do fluxo aéreo, causada principalmente pelo tabagismo e pela exposição a poluentes. A referida doença encontra-se no conjunto de enfermidades que mais causam morbimortalidade global e compromete significativamente a vida dos indivíduos acometidos, impactando negativamente os sistemas de saúde. Obter o diagnóstico precoce é fundamental para retardar a progressão da doença, minimizar exacerbações e reduzir hospitalizações. Entretanto, a maioria dos casos é identificada apenas quando o quadro está avançado, uma vez que os sintomas iniciais são de baixa percepção , com o agravo da limitação de recursos diagnósticos. Nesse cenário, a enfermagem voltada à reabilitação exerce papel estratégico, atuando na identificação precoce, educação permanente em saúde, adesão terapêutica e reabilitação respiratória. O principal objetivo deste estudo é analisar os contributos da enfermagem voltada à reabilitação no tratamento e diagnóstico precoce da DPOC, destacando a necessidade do cuidado multidisciplinar. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritivo-exploratória, desenvolvida a partir de artigos, livros e publicações científicas, obedecendo ao lapso temporal entre 2020 e 2025, com produções nos idiomas português e inglês. A análise evidencia que a atuação do enfermeiro de reabilitação promove melhora funcional, otimiza a abordagem e o manejo clínico, além de favorecer mudanças no estilo de vida, como a suspensão do tabagismo e a prescrição da prática regular de exercícios. Conclui-se que a atuação desses profissionais, aliada às políticas públicas para reabilitação pulmonar, pode contribuir de forma expressiva para a redução dos impactos da DPOC, bem como promover qualidade no âmbito social e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Guilherme do Nascimento, UNIPLAN

Graduanda do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Geniffa Pereira da Luz dos Santos, UNIPLAN

Graduanda do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Kamila Rodrigues de Souza, UNIPLAN

Enfermeira, pela Universidade de Gurupi (UnirG), Mestre em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Orientadora e professora do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

 

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

4Enfermeira, pela Universidade de Gurupi (UnirG), Mestre em Biotecnologia, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Orientadora e professora do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

 

Downloads

Publicado

2025-11-07

Como Citar

Nascimento, E. G. do, Santos, G. P. da L. dos, Souza, K. R. de, & Jurema, H. C. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2030–2041. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21421