TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO SOBRE RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS QUE AMPLIAM AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21397Palavras-chave:
Tecnologias assistivas. Inclusão escolar. Acessibilidade. Atendimento Educacional Especializado. Formação docente.Resumo
Este artigo discute o papel das tecnologias assistivas como ferramenta de inclusão escolar, analisando como recursos digitais e tecnológicos ampliam as possibilidades de aprendizagem de estudantes com deficiência na educação básica. O objetivo foi mapear evidências e diretrizes atuais que orientam o uso pedagógico desses recursos e identificar condições sistêmicas que favorecem sua efetividade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, com levantamento em bases acadêmicas abertas (2019–2025), priorizando publicações em língua portuguesa e documentos oficiais recentes. Os resultados descrevem um quadro de alta necessidade e acesso ainda desigual às tecnologias assistivas, destacando a centralidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como mediação pedagógica, a influência decisiva da infraestrutura (conectividade, dispositivos e materiais acessíveis) e a formação docente contínua como condição crítica para a integração dos recursos ao currículo. Evidenciam-se, ainda, categorias recorrentes de tecnologias (leitores de tela, CAA, síntese de voz, ampliadores e apps de apoio cognitivo) e indicadores de monitoramento que permitem acompanhar cobertura e uso. Conclui-se que a efetividade das tecnologias assistivas depende de planejamento institucional (AEE previsto no PPP), dados para gestão, formação situada e práticas didáticas multimodais, alinhadas a princípios de desenho inclusivo. O estudo oferece subsídios práticos para redes e escolas consolidarem ambientes pedagógicos acessíveis, participativos e equitativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY