TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO SOBRE RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS QUE AMPLIAM AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Maria Letícia Vieira Christian Business School
  • Carlos Alberto Martins Carvalho Uneatlántico
  • Gilmara Ferreira da Encarnação Instituto Federal do Amazonas
  • Bianca Celistre Frota Universidade Estadual da Bahia
  • Scheila Greggio Fajardo Uneatlantico
  • Ana Paula de Santana Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21397

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Inclusão escolar. Acessibilidade. Atendimento Educacional Especializado. Formação docente.

Resumo

Este artigo discute o papel das tecnologias assistivas como ferramenta de inclusão escolar, analisando como recursos digitais e tecnológicos ampliam as possibilidades de aprendizagem de estudantes com deficiência na educação básica. O objetivo foi mapear evidências e diretrizes atuais que orientam o uso pedagógico desses recursos e identificar condições sistêmicas que favorecem sua efetividade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, com levantamento em bases acadêmicas abertas (2019–2025), priorizando publicações em língua portuguesa e documentos oficiais recentes. Os resultados descrevem um quadro de alta necessidade e acesso ainda desigual às tecnologias assistivas, destacando a centralidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como mediação pedagógica, a influência decisiva da infraestrutura (conectividade, dispositivos e materiais acessíveis) e a formação docente contínua como condição crítica para a integração dos recursos ao currículo. Evidenciam-se, ainda, categorias recorrentes de tecnologias (leitores de tela, CAA, síntese de voz, ampliadores e apps de apoio cognitivo) e indicadores de monitoramento que permitem acompanhar cobertura e uso. Conclui-se que a efetividade das tecnologias assistivas depende de planejamento institucional (AEE previsto no PPP), dados para gestão, formação situada e práticas didáticas multimodais, alinhadas a princípios de desenho inclusivo. O estudo oferece subsídios práticos para redes e escolas consolidarem ambientes pedagógicos acessíveis, participativos e equitativos.

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Biografia do Autor

Maria Letícia Vieira, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação, CBS Christian Business School.

Carlos Alberto Martins Carvalho, Uneatlántico

Mestrado em Educação, Uneatlántico.

Gilmara Ferreira da Encarnação, Instituto Federal do Amazonas

Mestrando - Mestrado Profissional em Edução Inclusiva – PROFEI Instituto Federal do Amazonas -IFAM.

Bianca Celistre Frota, Universidade Estadual da Bahia

Pós-graduada em Educação Digital, Universidade Estadual da Bahia.

Scheila Greggio Fajardo, Uneatlantico

Mestre em educação. Universidade Europeia do Atlantico, UNEATLANTICO.

Ana Paula de Santana, Must University

Mestre em Tecnologias emergentes da Educação, Must University.

 

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Vieira, M. L., Carvalho, C. A. M., Encarnação, G. F. da, Frota, B. C., Fajardo, S. G., & Santana, A. P. de. (2025). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO SOBRE RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS QUE AMPLIAM AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1642–1653. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21397