INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL POR MEIO DE OFICINA DE DINÂMICAS DE GRUPO SOBRE NAMORO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21371Palavras-chave:
Reflexões. Vivência. Psicologia.Resumo
Este relato de experiência é produto de uma atividade prática da disciplina Psicologia da Educação de uma universidade privada do Estado do Pará e foi realizada por 6 discentes, um docente do 6º período do curso de Psicologia e um psicólogo, e visou promover uma oficina com dinâmicas de grupo com os estudantes do 8º período, na faixa etária entre 12 e 14 anos de idade do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública de Belém do Pará. O objetivo da oficina foi sensibilizar, refletir e discutir acerca das relações interpessoais, afetivas e sociais próprias desta fase do desenvolvimento humano, diante da solicitação da direção da escola para que tal temática fosse abordada na escola, para que o ambiente escolar possa promover discussão transversais que perpassem por questões sociais, emocionais e autoconhecimento. Assim, o primeiro momento da atividade ocorreu por meio de uma abordagem dialógica e participativa sobre a temática do namoro na adolescência no primeiro momento. Em seguida, adotou-se como ferramenta, uma oficina composta por duas dinâmicas: “Cartas do Coração” e “Dinâmica do Balão”, que configurou-se como o segundo momento da oficina. Já o terceiro momento foi marcado pelo encerramento da atividade, com entrega de brindes e guloseimas, como forma de afeto e gratidão. A proposta buscou possibilitar reflexões acerca das relações interpessoais, afetivas e sociais no espaço escolar e na vida pessoal dos estudantes que encontram-se na adolescência, e uma por isso o diálogo e participação deste foi fundamental para que a atividade fosse concretizada. Para tanto, as dinâmicas e atividades coletivas possibilitaram a interação entre os estudantes, com trocas de experiências, construção conjunta de conhecimentos e questionamentos sobre o assunto que faz parte da realidade dos estudantes. Essa vivência constitui uma oportunidade de integrar teoria e prática, aproximando do exercício profissional da Psicologia, das demandas contemporâneas no contexto escolar, além de contribuir para a formação crítica e cidadã dos discentes envolvidos.
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