INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL POR MEIO DE OFICINA DE DINÂMICAS DE GRUPO SOBRE NAMORO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • José Orlando da Silva Queiroz UNAMA
  • Quézia Monteiro Pereira FASU
  • Efeson Rego Valério UNAMA
  • Luiz Carlos Gomes Sousa da Silva UNAMA
  • Fabiana Moraes Chaves UNAMA
  • Naiana Ribeiro Azevedo UNAMA
  • Joelma Jardim Monteiro Pereira UNAMA
  • Aurimar de Nazaré Cavalcante Balieiro UNAMA
  • Amanda Cristina Medeiros da Silva UFRA
  • Antônio Cosme Menezes Neto Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
  • Sinandra Carvalho dos Santos Fernandes BIONORTE
  • Tiago Fernandes Pinheiro UFAM
  • Priscilla Andrade Silva UFRA
  • Elenson Gleison de Souza Medeiros UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21371

Palavras-chave:

Reflexões. Vivência. Psicologia.

Resumo

Este relato de experiência é produto de uma atividade prática da disciplina Psicologia da Educação de uma universidade privada do Estado do Pará e foi realizada por 6 discentes, um docente do 6º período do curso de Psicologia e um psicólogo, e visou promover uma oficina com dinâmicas de grupo com os estudantes do 8º período, na faixa etária entre 12 e 14 anos de idade do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública de Belém do Pará. O objetivo da oficina foi sensibilizar, refletir e discutir acerca das relações interpessoais, afetivas e sociais próprias desta fase do desenvolvimento humano, diante da solicitação da direção da escola para que tal temática fosse abordada na escola, para que o ambiente escolar possa promover discussão transversais que perpassem por questões sociais, emocionais e autoconhecimento. Assim, o primeiro momento da atividade ocorreu por meio de uma abordagem dialógica e participativa sobre a temática do namoro na adolescência no primeiro momento. Em seguida, adotou­-se como ferramenta, uma oficina composta por duas dinâmicas: “Cartas do Coração” e “Dinâmica do Balão”, que configurou-se como o segundo momento da oficina. Já o terceiro momento foi marcado pelo encerramento da atividade, com entrega de brindes e guloseimas, como forma de afeto e gratidão. A proposta buscou possibilitar reflexões acerca das relações interpessoais, afetivas e sociais no espaço escolar e na vida pessoal dos estudantes que encontram-se na adolescência, e uma por isso o diálogo e participação deste foi fundamental para que a atividade fosse concretizada. Para tanto, as dinâmicas e atividades coletivas possibilitaram a interação entre os estudantes, com trocas de experiências, construção conjunta de conhecimentos e questionamentos sobre o assunto que faz parte da realidade dos estudantes. Essa vivência constitui uma oportunidade de integrar teoria e prática, aproximando do exercício profissional da Psicologia, das demandas contemporâneas no contexto escolar, além de contribuir para a formação crítica e cidadã dos discentes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Orlando da Silva Queiroz, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Quézia Monteiro Pereira, FASU

Especialização em Psicologia da Saúde e em Gestalt Terapia. Faculdade Unigrande – FASU.

Efeson Rego Valério, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Luiz Carlos Gomes Sousa da Silva, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Fabiana Moraes Chaves, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Naiana Ribeiro Azevedo, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Joelma Jardim Monteiro Pereira, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Aurimar de Nazaré Cavalcante Balieiro, UNAMA

Estudante de Graduação em Psicologia. Universidade da Amazônia - UNAMA.

Amanda Cristina Medeiros da Silva, UFRA

Especialização em Gestão Contábil. Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.

Antônio Cosme Menezes Neto, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Especialização em Clínica Psicológica Abordagem Psicanalítica. Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Sinandra Carvalho dos Santos Fernandes, BIONORTE

Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA- BIONORTE.

Tiago Fernandes Pinheiro, UFAM

Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais. Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Priscilla Andrade Silva, UFRA

Doutorado em Agronomia. Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.

Elenson Gleison de Souza Medeiros, UNAMA

Doutorado em Psicologia. Universidade da Amazônia – UNAMA.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Queiroz, J. O. da S., Pereira, Q. M., Valério, E. R., Silva, L. C. G. S. da, Chaves, F. M., Azevedo, N. R., … Medeiros, E. G. de S. (2025). INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL POR MEIO DE OFICINA DE DINÂMICAS DE GRUPO SOBRE NAMORO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9933–9944. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21371