A LAICIDADE DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS

Autores

  • Rebeca Gama Franco Araújo Universidade de Gurupi
  • José Carlos de Freitas Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21347

Palavras-chave:

Liberdade religiosa. Igualdade. Estado Laico.

Resumo

O presente artigo visa abordar a laicidade do Estado no ordenamento jurídico brasileiro, analisando as implicações da separação entre religião e as instituições públicas, conforme prevista na Constituição Federal de 1988. O objetivo principal é compreender os limites e as possibilidades dessa laicidade no contexto jurídico, observando suas interações com a liberdade religiosa e o direito à igualdade. A pesquisa se dará por meio de análises bibliográficas, abordando doutrinas, legislação e jurisprudência relacionada ao tema, a fim de compreender os impactos das decisões judiciais sobre a laicidade. O estudo busca demonstrar como a laicidade é aplicada no Brasil, evidenciando as dificuldades e soluções para os desafios enfrentados na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Gama Franco Araújo, Universidade de Gurupi

Acadêmica do Curso de Direito, Universidade de Gurupi.

José Carlos de Freitas, Universidade de Gurupi

Orientador do curso de Direito na Universidade de Gurupi. Professor de Filosofia no Curso de Direito. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Toledo-PR (1993), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo/São Gonçalo-RJ (1997). Mestre em LETRAS Literatura Brasileira e Teorias da Literatura pela Universidade Federal Fluminense - UFF/Niteroi-RJ (2005). Doutor em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT/Campus Araguaína-TO.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Araújo, R. G. F., & Freitas, J. C. de. (2025). A LAICIDADE DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1364–1374. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21347