A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO TÉCNICA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS TÉCNICAS

Autores

  • Elias Alves de Castro Christian Business School
  • Antonio Neylo do Nascimento Cordeiro Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21346

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Protagonismo Juvenil. Currículo Integrado. Participação Estudantil. Escola Técnica.

Resumo

A expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil recoloca em pauta como as escolas técnicas podem articular formação específica e desenvolvimento de capacidades sociais, éticas e políticas, de modo a favorecer o protagonismo juvenil entendido como a possibilidade de jovens conduzirem projetos de vida, participarem de decisões e intervirem no território com base em conhecimento técnico-científico e compromisso público. Ancorado em referenciais de Freire, Vygotsky, Saviani, Frigotto, Kuenzer, Ramos, Ciavatta, Dayrell, Carrano e Melucci, e dialogando com a LDB e as DCNs da EPT, além de orientações internacionais da UNESCO e da OECD, o artigo defende que o protagonismo não emana automaticamente de currículos técnicos, mas emerge de ecossistemas pedagógicos integrados, com práticas de investigação, participação estudantil, avaliação formativa, alternância com o trabalho e gestão democrática, atentos à diversidade e à equidade. O texto propõe ainda um conjunto de estratégias curriculares e institucionais, evidencia tensões e condições de possibilidade, e argumenta que a integração entre ciência, cultura, tecnologia e trabalho, quando orientada por valores públicos, converte a formação técnica em plataforma de cidadania ativa e inovação social (FREIRE, 2011; VYGOTSKY, 2007; SAVIANI, 2007; RAMOS, 2008; CIAVATTA, 2005; DAYRELL, 2007; CARRANO; MARTINS, 2011; MELUCCI, 2004; BRASIL, 1996; BRASIL, 2012; MAROPE; CHAKROUN; HOLMES, 2015; OECD, 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Alves de Castro, Christian Business School

Mestrando em ciências da educação pela Christian Business School, graduado em pedagogia e especialista em psicopedagógico.

Antonio Neylo do Nascimento Cordeiro, Christian Business School

Mestrando em ciências da educação pela Christian Business School, graduado em arquitetura.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Licenciatura em plena em ciências biológicas,doutor em biologia pela UFPE. Professor,orientador da Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Como Citar

Castro, E. A. de, Cordeiro, A. N. do N., & Coutinho, D. J. G. (2025). A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO TÉCNICA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS TÉCNICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 721–734. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21346