AMBIENTES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21334Palavras-chave:
Ambientes Digitais. Aprendizagem Digital. Práticas Pedagógicas. Tecnologia na Educação.Resumo
Esse artigo buscou analisar as vantagens, os benefícios e os riscos associados ao uso dos ambientes digitais no contexto contemporâneo, considerando suas implicações pedagógicas, tecnológicas e sociais. Tal objetivo se justifica pela crescente inserção desses ambientes no campo educacional, a qual tem promovido transformações significativas nas práticas pedagógicas, nas formas de interação entre docentes e discentes e nos processos de construção do conhecimento. Entre os principais benefícios, destacam-se a flexibilidade de acesso aos conteúdos, a personalização da aprendizagem e o estímulo à autonomia discente. No entanto, também emergem desafios relevantes, como a exclusão digital, a superficialidade nas interações virtuais e os impactos da vigilância algorítmica sobre a liberdade pedagógica e a autonomia docente. Adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e análise crítica, o estudo busca compreender como os ambientes digitais podem ser integrados de forma ética, crítica e pedagógica aos processos educativos, contribuindo para a reflexão sobre os limites e as possibilidades de uma educação mediada por tecnologias digitais no século XXI. Desse modo, conclui-se que, para que tais recursos resultem em uma aprendizagem significativa, é fundamental articular inovação tecnológica, formação docente e princípios ético-pedagógicos.
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