AMBIENTES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Maria Eliane Rios de Abreu Must University
  • Gisele Pitz Pereira Must University
  • Maria Viviane de Carvalho Castilhos Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21334

Palavras-chave:

Ambientes Digitais. Aprendizagem Digital. Práticas Pedagógicas. Tecnologia na Educação.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as vantagens, os benefícios e os riscos associados ao uso dos ambientes digitais no contexto contemporâneo, considerando suas implicações pedagógicas, tecnológicas e sociais. Tal objetivo se justifica pela crescente inserção desses ambientes no campo educacional, a qual tem promovido transformações significativas nas práticas pedagógicas, nas formas de interação entre docentes e discentes e nos processos de construção do conhecimento. Entre os principais benefícios, destacam-se a flexibilidade de acesso aos conteúdos, a personalização da aprendizagem e o estímulo à autonomia discente. No entanto, também emergem desafios relevantes, como a exclusão digital, a superficialidade nas interações virtuais e os impactos da vigilância algorítmica sobre a liberdade pedagógica e a autonomia docente. Adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e análise crítica, o estudo busca compreender como os ambientes digitais podem ser integrados de forma ética, crítica e pedagógica aos processos educativos, contribuindo para a reflexão sobre os limites e as possibilidades de uma educação mediada por tecnologias digitais no século XXI. Desse modo, conclui-se que, para que tais recursos resultem em uma aprendizagem significativa, é fundamental articular inovação tecnológica, formação docente e princípios ético-pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliane Rios de Abreu, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Gisele Pitz Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Maria Viviane de Carvalho Castilhos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Downloads

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Abreu, M. E. R. de, Pereira, G. P., & Castilhos, M. V. de C. (2025). AMBIENTES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 614–623. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21334