TRANSFORMANDO A SALA DE AULA EM ESPAÇO DE DESCOBERTAS: O LÚDICO COMO MOTOR DA CURIOSIDADE INFANTIL

Autores

  • Camila Carla de Paula Matos São Luís University
  • Luciene dos Anjos Calatrone São Luís University
  • Rosiclei da Silva Fonseca dos Santos São Luís University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21302

Palavras-chave:

Educação Infantil. Espaço escolar. Curiosidade. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como a transformação do espaço físico da sala de aula pode contribuir para o despertar da curiosidade infantil, tendo o lúdico como principal mediador desse processo. Parte-se da compreensão de que o ambiente escolar não é neutro, mas atua como um “terceiro educador” (Malaguzzi, 1999), capaz de estimular ou limitar as formas de brincar, aprender e interagir. Na Educação Infantil, a curiosidade é considerada força vital para o desenvolvimento integral da criança, pois orienta a construção de hipóteses, a investigação e a aprendizagem significativa. Assim, a organização da sala de aula — envolvendo layout, mobiliário, iluminação, cores, materiais acessíveis e cantinhos de exploração — torna-se fundamental para promover experiências prazerosas e criativas. A ludicidade, conforme defendem Kishimoto (2011) e Wajskop (2018), potencializa a imaginação e o protagonismo infantil, criando oportunidades de aprendizagem que ultrapassam os limites da transmissão de conteúdos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, busca refletir sobre o papel da escola e do professor na construção de ambientes investigativos que favoreçam a autonomia da criança. Conclui-se que o espaço físico, quando planejado intencionalmente, é essencial para transformar a sala de aula em um lugar de descobertas, interação e desenvolvimento integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Carla de Paula Matos, São Luís University

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da São Luís University.

Luciene dos Anjos Calatrone, São Luís University

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da São Luís University.

Rosiclei da Silva Fonseca dos Santos, São Luís University

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da São Luís University.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Matos, C. C. de P., Calatrone, L. dos A., & Santos, R. da S. F. dos. (2025). TRANSFORMANDO A SALA DE AULA EM ESPAÇO DE DESCOBERTAS: O LÚDICO COMO MOTOR DA CURIOSIDADE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1768–1786. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.21302