INTERNAÇÕES POR DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS DE 2018 A 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21247

Palavras-chave:

Brasil. Doença de crohn. Doenças inflamatórias intestinais. Retocolite ulcerativa.

Resumo

Este artigo buscou avaliar a incidência de internações por doenças inflamatórias intestinais (DII) em todas as regiões do Brasil, assim como os custos ao sistema público, perfil demográfico e taxas de mortalidade no período de 2018 a 2023.Trata-se de um estudo ecológico, descritivo e transversal, com dados do Sistema de Morbidade Hospitalar obtidos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram analisados número de internações, tempo médio e custo das hospitalizações, além de informações referentes a sexo, faixa etária, raça/cor e distribuição regional. Os resultados revelaram maior incidência de internações nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul, predominando entre indivíduos de 20 a 59 anos. Observou-se uma tendência de crescimento dos casos ao longo do período analisado, com impacto financeiro total de R$ 26.264.131,37 ao sistema público de saúde. Além disso, as complicações relacionadas às DII resultaram em aumento significativo das internações entre 2018 e 2023. Esses achados destacam a relevância do tema no contexto da saúde pública e reforçam a necessidade de estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e manejo adequado, visando reduzir complicações, hospitalizações e os custos associados às doenças inflamatórias intestinais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yago Cardoso Amorim, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

José Henrique de Paula, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Itamara Rodrigues de Melo Vieira, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Adriana Rodrigues Ferraz, Universidade de Vassouras

Professora e Orientadora Médica pela Universidade Severino Sombra, Pós-graduada em Gastroenterologia, Especialização em Endoscopia digestiva, Especialista em Gastroenterologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). 

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Amorim, Y. C., Paula, J. H. de, Vieira, I. R. de M., & Ferraz, A. R. (2025). INTERNAÇÕES POR DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS DE 2018 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3938–3947. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21247