A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA A EQUIPE DE PROFISSIONAIS NO SERVIÇO DE SAÚDE

Autores

  • José Edson da Silva Sobrinho Hospital Otávio de Freitas
  • Raphaela Presbytero Reis Van-Lume UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21243

Palavras-chave:

SUS. Estratégia de Saúde da Família. Educação Permanente em Saúde. Processo de Trabalho em Saúde.

Resumo

Pergunta de Pesquisa. Qual a importância da política de educação permanente na Estratégia de Saúde da Família como instrumento norteador para a equipe de profissionais no serviço de saúde? Objetivo. Mensurar a importância da política de educação permanente na Estratégia de Saúde da Família como instrumento norteador para a equipe de profissionais no serviço de saúde. Hipótese. A da implantação da política de educação permanente na Estratégia de Saúde da Família como instrumento norteador para a equipe de profissionais no serviço de saúde. Tipo de estudo. Transversal, prospectivo, de campo, explicativo, descritivo, observacional, utilizando o método quantitativo. Local. Estratégia de Saúde da Família Amostra. Critério de inclusão: Profissionais da Estratégia de Saúde da Família Critério de exclusão: os profissionais que não atuam nas ESFs. Variáveis. Primária: A importância da implantação da política de educação permanente na Estratégia de Saúde da Família como instrumento norteador para a equipe de profissionais no serviço de saúde.Secundárias: idade, gênero, tempo de serviço, localização e atividades desenvolvidas nas USFs. Método estatístico. Escolheu-se a amostra por conveniência, sendo a mesma denominada censitária. Análise estatística: Utilizar-se-á estatística descritiva. Procedimento: Após ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), será realizado o mapeamento de todas as USFs da região. Após essa fase cada membro da pesquisa, com anuência do Distrito Sanitário, realizará pesquisa primeiro com os profissionais que atuam nas USFs. A pesquisa contará com algumas formas de coleta de dados: formulário respondido junto com pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edson da Silva Sobrinho, Hospital Otávio de Freitas

Enfermeiro, especialista em Enfermagem do Trabalho, especialista em Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, especialista em Programa de Saúde da Família. Atualmente atua como Enfermeiro do Trabalho. Atua como enfermeiro do trabalho no Hospital Otávio de Freitas, Diretor Geral do Hospital Dr. Aristeu Chaves, Mestrando em Saúde Pública e Palestrante em Empresas com temas relacionados a Saúde do Homem e Saúde do Trabalhador.

Raphaela Presbytero Reis Van-Lume, UFPE

Enfermeira, especialista em saúde da criança, terapia intensiva, urgência e emergência, educação em saúde, metodologia científica, Mestre em Ciências da Saúde- UNIFESP, Doutora em Biotecnologia da Saúde – UFAL, Pós- Doutoranda em Genética com ênfase em autismo – UFPE. Atua atualmente como docente de pós-graduação dos núcleos da FACESF – GRUPO CEFAPP, como pesquisadora de grupo do CnPq, pesquisadora voluntária em temas relacionados ao autismo e palestrante.

Downloads

Publicado

2025-09-27

Como Citar

Sobrinho, J. E. da S., & Van-Lume, R. P. R. (2025). A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA A EQUIPE DE PROFISSIONAIS NO SERVIÇO DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3768–3779. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21243