O GESTO INACABADO DAS MÃOS: A INSTALAÇÃO DA PINTURA COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21199Palavras-chave:
Psicologia. Arte. CAPS.Resumo
Esta produção advém de experiências de Estágio em Psicologia em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), no Sul do Brasil. Entendido como um primeiro passo do que a Atenção Psicossocial pode ser, o CAPS experimenta sua potência de transformação e de produção de abalos no instituído pela ordem que vigora. Situado em um contexto desafiador de precarização, o CAPS que foi campo ainda encontra saídas para operar, criativa e coletivamente, e assim sustentar a narrativa, a política e o desejo de um paradigma baseado na Atenção Psicossocial. A arte, como dispositivo de cuidado, destaca-se como uma dessas saídas, testemunhada em campo e transcrita neste relato, cujo objetivo é descrever a experiência de estágio a partir da vivência na oficina de pintura LoucurArte. A intencionalidade científica e política é discutir como a arte pode ser compreendida enquanto ato de cuidado, sendo um vetor na produção de sentidos. O método utilizado foi relato de experiência, em diálogo com a cartografia, a partir de registros em diário de campo. Como resultados, destaca-se o encontro da arte como um recurso expressivo, em uma política pública em saúde mental que considera a experiência estética parte fundamental da existência humana.
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