O GESTO INACABADO DAS MÃOS: A INSTALAÇÃO DA PINTURA COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Vitor de Sena Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Pimentel Pincelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vanessa Massocco Woloszyn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeferson Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21199

Palavras-chave:

Psicologia. Arte. CAPS.

Resumo

Esta produção advém de experiências de Estágio em Psicologia em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), no Sul do Brasil. Entendido como um primeiro passo do que a Atenção Psicossocial pode ser, o CAPS experimenta sua potência de transformação e de produção de abalos no instituído pela ordem que vigora. Situado em um contexto desafiador de precarização, o CAPS que foi campo ainda encontra saídas para operar, criativa e coletivamente, e assim sustentar a narrativa, a política e o desejo de um paradigma baseado na Atenção Psicossocial. A arte, como dispositivo de cuidado, destaca-se como uma dessas saídas, testemunhada em campo e transcrita neste relato, cujo  objetivo é descrever a experiência de estágio a partir da vivência na oficina de pintura LoucurArte. A intencionalidade científica e política é discutir como a arte pode ser  compreendida enquanto  ato de cuidado, sendo um vetor na produção de sentidos. O método utilizado foi relato de experiência, em diálogo com a cartografia, a partir de registros em diário de campo. Como resultados, destaca-se o encontro da arte como um recurso expressivo, em uma política pública em saúde mental que considera a experiência estética parte fundamental da existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor de Sena Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Psicologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

Marília Pimentel Pincelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Vanessa Massocco Woloszyn, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jeferson Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do departamento de Psicologia, Doutor em Enfermagem e orientador acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2025-09-26

Como Citar

Moraes, V. de S., Pincelli, M. P., Woloszyn, V. M., & Rodrigues, J. (2025). O GESTO INACABADO DAS MÃOS: A INSTALAÇÃO DA PINTURA COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3646–3658. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21199