A FORMAÇÃO MÉDICA APÓS OS 40 ANOS - VISÃO DE UM ENFERMEIRO EM SUA SEGUNDA GRADUAÇÃO – UMA RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Waldelir Rodrigues Brites Universidade de Medicina de Vassouras
  • Maria Aparecida de Almeida Souza Rodrigues Universidade de Medicina de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21143

Palavras-chave:

Formação médica. Segunda graduação. Medicina. Relato de experiência. Desenvolvimento profissional. Cuidado ao paciente.

Resumo

A formação médica após os 40 e a visão de um enfermeiro em sua segunda graduação. Este artigo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por um aluno em sua segunda formação acadêmica com mais de 40 anos de idade em um contexto atual na formação acadêmica em medicina, algo que tem se tornado comum, onde enfermagem e varias outras profissões da área de saúde buscam a formação em medicina. E essa busca vem crescendo ao longo dos anos e repercutindo no perfil acadêmico dos novos médicos.  Metodologicamente este é um estudo caracterizado como um relato de experiência, enquadrado na abordagem qualitativa, por se tratar da descrição detalhada da trajetória pessoal do autor durante sua segunda graduação em Medicina, iniciada após os 43 anos. A coleta de informações baseou-se em registro reflexivo contínuo, incluindo notas de campo, diário acadêmico e memórias do autor sobre situações significativas vivenciadas durante a formação. A perspectiva empirista e indutivista do autor sustenta que a experiência sensível é o fundamento principal para a formulação de hipóteses e teorias científicas. (GROLLMUS, W.TARRES,M.2023). O objetivo foi analisar os desafios, motivações e aprendizados adquiridos ao longo do percurso acadêmico, bem como refletir sobre a influência dessa experiência no desenvolvimento profissional e na visão sobre o cuidado ao paciente. (ALMEIDA,M.A. et al 2021).

Metodologicamente este é um estudo caracterizado como um relato de experiência, enquadrado na abordagem qualitativa, por se tratar da descrição detalhada da trajetória pessoal do autor durante sua segunda graduação em Medicina, iniciada após os 43 anos. A coleta de informações baseou-se em registro reflexivo contínuo, incluindo notas de campo, diário acadêmico e memórias do autor sobre situações significativas vivenciadas durante a formação. A perspectiva empirista e indutivista do autor sustenta que a experiência sensível é o fundamento principal para a formulação de hipóteses e teorias científicas. (GROLLMUS, W.TARRES,M.2023). O objetivo foi analisar os desafios, motivações e aprendizados adquiridos ao longo do percurso acadêmico, bem como refletir sobre a influência dessa experiência no desenvolvimento profissional e na visão sobre o cuidado ao paciente. (ALMEIDA,M.A. et al 2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldelir Rodrigues Brites, Universidade de Medicina de Vassouras

Acadêmico do curso de Medicina- Universidade de Medicina de Vassouras.

Maria Aparecida de Almeida Souza Rodrigues, Universidade de Medicina de Vassouras

Orientadora do curso de Medicina- Universidade de Medicina de Vassouras.

Downloads

Publicado

2025-09-20

Como Citar

Brites, W. R., & Rodrigues, M. A. de A. S. (2025). A FORMAÇÃO MÉDICA APÓS OS 40 ANOS - VISÃO DE UM ENFERMEIRO EM SUA SEGUNDA GRADUAÇÃO – UMA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2806–2812. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21143