EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Jéssica Marques Ziata Pestana Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21050

Palavras-chave:

Inclusão. Educação. Políticas públicas. Diversidade. Aprendizagem.

Resumo

A educação inclusiva é um direito assegurado por legislações nacionais e internacionais, cujo objetivo é garantir acesso, permanência e aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. No entanto, sua efetivação na prática escolar ainda enfrenta inúmeros obstáculos. Este artigo, de natureza qualitativa e bibliográfica, busca discutir os principais desafios e possibilidades da educação inclusiva no Brasil, com base em autores como Mantoan, Libâneo, Vygotsky, Sassaki. Os resultados da análise evidenciam que, embora avanços legais tenham sido conquistados, as escolas ainda carecem de infraestrutura adequada, políticas públicas efetivas e formação continuada de professores. Por outro lado, as possibilidades de inclusão se ampliam quando a diversidade é reconhecida como riqueza, e quando práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas são implementadas. Conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva depende da articulação entre políticas públicas, formação docente e engajamento da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Jéssica Marques Ziata Pestana, Universidade Católica de Santos

Professora de Educação Especial / Psicopedagoga, Universidade Católica de Santos.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Pestana, J. M. Z. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1874–1879. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21050