AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: SUAS RACIONALIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21026Palavras-chave:
Currículo. Racionalidade curricular. Justiça curricular. Inovação educativa. Educação emancipadora.Resumo
No presente artigo propõe-se uma reflexão crítica sobre as concepções de currículo, suas racionalidades e suas implicações nas práticas pedagógicas contemporâneas. A partir das contribuições teóricas de José Gimeno Sacristán (2010), Vera Maria Ferrão Candau (1997), Anthony Vincent Kelly (1998), Shirley Grundy (1991), Jurjo Torres Santomé (2008), Raewyn Connell (1997) e Jaume Martínez Bonafé (2008), busca-se analisar as diferentes perspectivas que têm influenciado o campo curricular, suas tensões e os desafios que se apresentam à prática pedagógica atual. Nesse sentido, discute-se o currículo não apenas como um documento técnico, mas como uma construção social, cultural e política. Analisa-se a transição de uma racionalidade tecnocrática, focada em resultados e demandas do mercado, para perspectivas práticas e críticas, que valorizam a participação, a diversidade e a transformação social. Além disso, aborda-se a relação entre a educação baseada em competências e o modelo tecnocrático, bem como os desafios das inovações curriculares enquanto processos culturais, políticos e emancipatórios. Por fim, defende-se a construção de uma justiça curricular comprometida com a equidade, o reconhecimento das diversidades e a garantia de uma educação democrática e inclusiva.
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