AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: SUAS RACIONALIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • José Pereira de Queiroz Universidade Nacional de Rosário
  • Marcos Aurélio Fernandes Universidade de Brasília
  • Cleidison da Silva Santos Instituto Federal de Educação do Pará  — IFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21026

Palavras-chave:

Currículo. Racionalidade curricular. Justiça curricular. Inovação educativa. Educação emancipadora.

Resumo

No presente artigo propõe-se uma reflexão crítica sobre as concepções de currículo, suas racionalidades e suas implicações nas práticas pedagógicas contemporâneas. A partir das contribuições teóricas de José Gimeno Sacristán (2010), Vera Maria Ferrão Candau (1997), Anthony Vincent Kelly (1998), Shirley Grundy (1991), Jurjo Torres Santomé (2008), Raewyn Connell (1997) e Jaume Martínez Bonafé (2008), busca-se analisar as diferentes perspectivas que têm influenciado o campo curricular, suas tensões e os desafios que se apresentam à prática pedagógica atual. Nesse sentido, discute-se o currículo não apenas como um documento técnico, mas como uma construção social, cultural e política. Analisa-se a transição de uma racionalidade tecnocrática, focada em resultados e demandas do mercado, para perspectivas práticas e críticas, que valorizam a participação, a diversidade e a transformação social. Além disso, aborda-se a relação entre a educação baseada em competências e o modelo tecnocrático, bem como os desafios das inovações curriculares enquanto processos culturais, políticos e emancipatórios. Por fim, defende-se a construção de uma justiça curricular comprometida com a equidade, o reconhecimento das diversidades e a garantia de uma educação democrática e inclusiva.

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Biografia do Autor

José Pereira de Queiroz, Universidade Nacional de Rosário

Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosário-Ar, na fase de defesa da tese; graduado em Letras, Português/Inglês; Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG; Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAN, RJ; Especialista em tecnologia da educação pela PUC-RJ.

Marcos Aurélio Fernandes, Universidade de Brasília

Orientador. Doutor, Professor associado da Universidade de Brasília.

Cleidison da Silva Santos, Instituto Federal de Educação do Pará  — IFPA

Co-orientador. Dr., em educação UNR e UFMG. Professor do Instituto Federal de Educação do Pará— IFPA.

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Publicado

2025-09-20

Como Citar

Queiroz, J. P. de, Fernandes, M. A., & Santos, C. da S. (2025). AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: SUAS RACIONALIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2779–2791. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21026