A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS ONLINE PARA O ENSINO DE INGLÊS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21016Palavras-chave:
Ensino de inglês. Plataformas digitais. Formação docente.Resumo
Esse artigo buscou analisar os desafios e as possibilidades do uso de plataformas online no ensino de inglês e suas implicações para a formação docente. A pesquisa foi conduzida por meio de estudo bibliográfico qualitativo, com base em produções acadêmicas nacionais e internacionais, bem como documentos oficiais, como a BNCC. A metodologia envolveu levantamento, leitura e análise crítica de obras que abordam o impacto das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, a partir de autores como Kenski, Leffa, Moran, entre outros. Os resultados evidenciaram que as plataformas digitais favorecem a autonomia dos estudantes, ampliam o acesso a materiais autênticos e promovem aprendizagens colaborativas, fortalecendo a motivação e o protagonismo estudantil. Por outro lado, emergiram desafios como a exclusão digital, a falta de preparo dos professores e a ausência de políticas institucionais consistentes para integrar os recursos tecnológicos de forma crítica e criativa. Conclui-se que o uso das plataformas online para o ensino de inglês pode ser um caminho promissor para a inovação pedagógica, desde que esteja associado a uma formação docente sólida e contínua, que prepare os professores para enfrentar as demandas da era digital e promover uma educação inclusiva e de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY