PRÁTICAS DE MANEJO E MONITORAMENTO NO COMBATE A Anastrepha obliqua (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NA FRUTICULTURA DA MANGA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Cecília da Cunha Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Claucenira Bandeira da Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Ruth Raquel Soares de Farias Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21007

Palavras-chave:

Mosca-das-frutas. Monitoramento Agrícola. Controle Biológico.

Resumo

A fruticultura da manga é uma atividade de destaque na economia agrícola brasileira, porém enfrenta sérias ameaças devido à infestação por Anastrepha obliqua, uma das principais moscas-das-frutas que afetam a qualidade e a comercialização dos frutos. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as principais práticas de manejo e monitoramento no combate a essa praga, com base em uma revisão de literatura de artigos publicados entre 2020 e 2024. Foram consultadas as bases Google Acadêmico, CAPES e EMBRAPA, resultando na seleção de oito estudos relevantes. Entre as estratégias identificadas destacam-se o uso de armadilhas ecológicas confeccionadas com materiais de baixo custo, compostos voláteis com ação atrativa ou repelente, a Técnica do Inseto Estéril (TIE), além de métodos tradicionais como o controle químico e o tratamento hidrotérmico para exportação. Também se observa a importância do monitoramento populacional por meio de armadilhas atrativas e a necessidade de adaptação das estratégias ao contexto climático, dada a influência das variações de temperatura na reprodução desses dípteros. Os resultados indicam que o Manejo Integrado de Pragas (MIP), com enfoque sustentável e participativo, representa a abordagem mais eficiente para minimizar os impactos econômicos e ambientais da A. obliqua. O fortalecimento de políticas públicas, capacitação técnica e adoção de práticas sustentáveis são essenciais para garantir a competitividade da manga brasileira no mercado global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília da Cunha Costa, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Heróis do Jenipapo.

Claucenira Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Piauí

Orientadora. Dra.em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO-UFPI.Professora substituta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI-Campus Heróis do Jenipapo-Campo Maior PI.

Ruth Raquel Soares de Farias, Universidade Federal do Piauí

Co-Orientadora. Dra.em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO-UFPI.Professora substituta da Universidade Federal do Piauí-Campus Petrônio Portela, Teresina-PI.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Costa, M. C. da C., Silva, C. B. da, & Farias, R. R. S. de. (2025). PRÁTICAS DE MANEJO E MONITORAMENTO NO COMBATE A Anastrepha obliqua (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NA FRUTICULTURA DA MANGA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1746–1759. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21007