VENOSCÓPIO COMO FERRAMENTA DE APOIO À CATETERIZAÇÃO VENOSA: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO HOSPITAL DA CAÁLA

Autores

  • Alberto Calupeteca Sawossi Instituto Superior Politécnico da Caála
  • Orlando Justo Chipindo Instituto Superior Politécnico da Caála
  • Wilson Venâncio Lukamba Instituto Superior Politécnico da Caála https://orcid.org/0000-0002-2266-8752
  • Angelino Chitoma Domingos Instituto Superior Politécnico da Caála

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21001

Palavras-chave:

Venoscópio clínico. Cateterização venosa. Tecnologia em saúde. Qualidade do atendimento. Capacitação profissional.

Resumo

O presente trabalho teve como finalidade analisar a eficiência e a aceitação do venoscópio clínico entre os profissionais de saúde do Hospital Municipal da Caála, localizado na Província do Huambo, Angola, com o intuito de aprimorar a cateterização venosa, diminuir o desconforto dos pacientes e otimizar os recursos humanos. É um estudo de natureza tecnológica, com abordagem sistemática, baseado no modelo de Falkembach, englobando as fases de análise e planejamento, modelagem, execução e avaliação/manutenção. O estudo foi conduzido com 37 profissionais de saúde (enfermeiros e analistas clínicos), por meio de observação, entrevistas, questionários e pesquisa de literatura. Os resultados mostraram que a maior parte dos participantes tem dificuldades em encontrar veias profundas, especialmente os profissionais com menos experiência. Notou-se ainda que 95% nunca tinham usado dispositivos auxiliares na cateterização venosa, ao passo que 92,5% avaliou o venoscópio como extremamente útil para aprimorar a prática clínica e a qualidade do atendimento ao paciente. A avaliação aponta que a utilização do venoscópio pode diminuir falhas, habilitar profissionais com menos experiência e aprimorar os recursos hospitalares, favorecendo maior segurança e humanização no atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Calupeteca Sawossi, Instituto Superior Politécnico da Caála

Licenciado no curso de Enfermagem Geral pelo Instituto Superior Politécnico da Caála no ano 2023/24. Docente “assistente estagiário” no Instituto Superior Politécnico da Caála.

Orlando Justo Chipindo, Instituto Superior Politécnico da Caála

Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Docente e Coordenador do Curso de Enfermagem do Instituto Superior Politécnico da Caála- Angola, Funcionário Público afeto ao Hospital Municipal da Caála – Diretor do Hospital Municipal.

Wilson Venâncio Lukamba, Instituto Superior Politécnico da Caála

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC – Brasil Doutorando em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP Docente no Departamento de Investigação em Enfermagem do Instituto Superior Politécnico da Caála- Angola, Funcionário afeto ao Ministério da Saúde de Angola-Gabinete Provincial da Saúde do Huambo/Área de Formação Continuada. Orcid- 0000-0002-2266-8752.

Angelino Chitoma Domingos, Instituto Superior Politécnico da Caála

Doutorando em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP, Docente no Departamento de Investigação em Enfermagem do Instituto Superior Politécnico da Caála- Angola, Funcionário Público afeto ao Hospital Geral do Huambo - Chefe de Secção da Pós-graduação em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Sawossi, A. C., Chipindo, O. J., Lukamba, W. V., & Domingos, A. C. (2025). VENOSCÓPIO COMO FERRAMENTA DE APOIO À CATETERIZAÇÃO VENOSA: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO HOSPITAL DA CAÁLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1643–1653. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21001