NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES E O HTPC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20953

Palavras-chave:

Necessidades formativas. Coordenação pedagógica. Formação continuada. HTPC.

Resumo

O artigo discute as necessidades formativas dos professores da Educação Básica e analisa o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) como espaço privilegiado de formação continuada. Fundamentado em pesquisas recentes (Santini; Vedovatto; Guarda, 2020; Gonçalves; Chaluh, 2021; Araújo; Almeida; Alves, 2022; Perini; Barretto, 2024; Costa et al., 2023; Menezes; Silva; Oliveira, 2024; Freitas; Santos, 2022) e em autores como Imbernón (2010), Nóvoa (1992) e Tardif (2012), o estudo evidencia o papel do coordenador pedagógico como mediador e formador. Argumenta-se que, embora o HTPC seja reconhecido como oportunidade de reflexão coletiva, ainda prevalecem desafios como a centralização das pautas e a fragilidade da articulação entre teoria e prática. Defende-se que a identificação e o atendimento das necessidades formativas dos professores são fundamentais para ressignificar a formação continuada na escola.

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Biografia do Autor

Alessandra Simões de Souza, Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação na Universidade de Taubaté. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário – Uninter, Professora Coordenadora na Prefeitura Municipal de Taubaté, (https://orcid.org/0009-0001-3103-5711).

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

Souza, A. S. de. (2025). NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES E O HTPC: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3421–3428. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20953