REFORMAS EDUCACIONAIS E JUDICIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Lenilda Cavalcanti de Almeida Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20939

Palavras-chave:

Alfabetização. Reformas educacionais. Judicialização. Direito à educação. Políticas públicas.

Resumo

Este artigo analisa os impactos das reformas educacionais na alfabetização e a atuação do Poder Judiciário diante da omissão estatal na garantia desse direito fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada em autores como Saviani (1992), Freire (1996), Sarmento (2013) e Soares (2017), entre outros. O estudo evidencia que, embora programas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Mais Alfabetização (PMA) tenham buscado ampliar a qualidade do ensino, sua descontinuidade e falta de articulação com as realidades locais comprometeram seus resultados. Nesse cenário, a judicialização da educação emerge como mecanismo legítimo de exigibilidade de direitos, pressionando o Estado a adotar medidas concretas para assegurar o acesso, permanência e aprendizagem das crianças, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. As decisões judiciais analisadas demonstram potencial transformador, embora exijam articulação interinstitucional e acompanhamento eficaz para garantir a implementação das políticas educacionais. Conclui-se que a efetivação do direito à alfabetização demanda a conjugação entre ação judicial, compromisso político e participação social, sendo imprescindível a formulação de políticas públicas sustentáveis, baseadas em evidências pedagógicas e orientadas pelos princípios da equidade e da justiça social.

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Biografia do Autor

Lenilda Cavalcanti de Almeida, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação – Veni Creator Christian University.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Veni Creator Christian University.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Ciências da Educação – Veni Creator Christian University.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

Almeida, L. C. de, Montenegro, R. K. A., & Martins, M. T. C. S. (2025). REFORMAS EDUCACIONAIS E JUDICIALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3497–3510. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20939