O USO DA SACUBITRIL/VALSARTANA NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Anna clara Batista Moreira Universidade de Vassouras
  • Leandro Cardoso da Silva Universidade de Vassouras
  • Bruno Pereira Campos Ramos Universidade de Vassouras
  • Isabella Luques Araujo Teixeira Universidade de Vassouras
  • Gabriel Santos Cardoso Universidade de Vassouras
  • Ramon Fraga de Souza Lima Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20916

Palavras-chave:

Uso. Sacubitril. Valsartana. Insuficiência cardíaca.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o uso do sacubitril/valsartana, um inibidor do receptor de angiotensina e da neprilisina (ARNI), que consolidou-se como uma das principais terapias no manejo da insuficiência cardíaca (IC), especialmente na fração de ejeção reduzida (HFrEF). Devido ao seu sinergismo, leva a promoção de vasodilatação, natriurese e remodelamento cardíaco favorável. Estudos clínicos, ensaios multicêntricos e análises de coortes indicam que o ARNI reduz hospitalizações, melhora a função cardíaca e preserva a função renal, com efeitos consistentes em diferentes populações e contextos geográficos. Apesar dos benefícios citados, eventos adversos como hipotensão e prurido nasal foram observados em subgrupos específicos, porém, além desses fatos a tolerabilidade geralmente é aceitável, inclusive em pacientes com IC avançada. Em IC com fração de ejeção preservada (HFpEF), os resultados são heterogêneos, sugerindo necessidade de tratamento médico individualizado. Essa revisão de literatura concluiu que o sacubitril/valsartana representa terapia eficaz e segura para HFrEF, com potencial benefício em HFpEF, quando monitorado adequadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna clara Batista Moreira, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras.

Leandro Cardoso da Silva, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras.

Bruno Pereira Campos Ramos, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras.

Isabella Luques Araujo Teixeira, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras.

Gabriel Santos Cardoso, Universidade de Vassouras

Discente do curso de Medicina da Universidade de Vassouras.

Ramon Fraga de Souza Lima, Universidade de Vassouras

Docente, do curso de Medicina da Universidade de Vassouras (UV); Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde, Universidade de Vassouras (UV).

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Moreira, A. clara B., Silva, L. C. da, Ramos, B. P. C., Teixeira, I. L. A., Cardoso, G. S., & Lima, R. F. de S. (2025). O USO DA SACUBITRIL/VALSARTANA NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DE LITERATURA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1432–1444. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20916