PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES

1ª Edição

Autores

  • Jacqueline Oliveira Garcia
  • Célia Schneider
  • Edmaury Vieira Fabri
  • Juliana do Carmo Silva Almeida
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros

Palavras-chave:

Saberes. Práticas. Interdisciplinaridade. Inovação.

Resumo

O mundo contemporâneo é marcado por transformações rápidas e intensas, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela globalização. A educação, os negócios e a economia encontram-se, hoje, entrelaçados nesse movimento, exigindo novas reflexões, práticas inovadoras e estratégias capazes de promover inclusão, desenvolvimento e sustentabilidade.

No campo educacional, as ferramentas colaborativas na aprendizagem se apresentam como instrumentos capazes de tornar o processo de ensino mais participativo e assertivo. Ao integrar tecnologias digitais e metodologias ativas, professores e alunos constroem juntos um conhecimento significativo, ampliando a autonomia e a criticidade dos estudantes.

Outro ponto essencial é o Design Instrucional, que surge como uma abordagem estruturada para planejar e organizar experiências de aprendizagem. Suas práticas apresentam vantagens, como o alinhamento entre objetivos educacionais e recursos pedagógicos, mas também trazem desafios que precisam ser enfrentados para que sua aplicação seja eficaz em diferentes contextos.

No debate sobre equidade, as mídias digitais na inclusão educacional de estudantes com deficiência assumem papel central. Elas oferecem caminhos para superar barreiras pedagógicas e de acessibilidade, permitindo que o direito à educação seja garantido de forma mais ampla. Ainda assim, permanecem desafios relacionados à infraestrutura, à formação docente e às políticas públicas.

A inovação também se manifesta no uso de podcasts como recurso educacional. Essa mídia amplia as possibilidades de aprendizagem ao estimular atenção, memória e síntese de informações, além de favorecer a inclusão por meio de uma linguagem acessível e flexível. O formato, por permitir estudo em diferentes tempos e espaços, reforça a autonomia dos estudantes.

Para além do universo educacional, a obra também aborda a tecnologia blockchain, que vem remodelando o cenário econômico mundial. Seus benefícios, como transparência, descentralização e segurança, coexistem com desafios regulatórios e de escalabilidade. Ainda assim, ela se mostra promissora na geração de empregos e na criação de novos modelos de negócios.

Por fim, a coletânea apresenta reflexões sobre as estratégias de gestão para a internacionalização de empresas em um mundo globalizado. Expandir fronteiras representa tanto oportunidades quanto riscos, exigindo dos gestores uma análise criteriosa do mercado, da legislação e da cultura local. Nesse cenário, a inovação tecnológica aparece como um diferencial estratégico para competir em escala global.

Ao articular educação, tecnologia e gestão, esta coletânea busca apresentar conceitos e análises, e provocar reflexões sobre como inovar em um cenário cada vez mais dinâmico e complexo. Mais do que respostas prontas, as pesquisas oferecem pistas, caminhos e inspirações para professores, estudantes, gestores e profissionais interessados em compreender e atuar de forma crítica e propositiva diante das mudanças do nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Garcia, J. O., Schneider, C., Fabri, E. V., Almeida, J. do C. S., & Barros, A. M. R. (2025). PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS: SABERES, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES: 1ª Edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–96. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20843

Edição

Seção

E-books

Categorias