ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA FLEBITE, TROMBOFLEBITE, EMBOLIA E TROMBOSE VENOSA EM INDIVÍDUOS DE DIFERENTES SEXOS NO ESTADO DO PARANÁ DE 2020 A 2024

Autores

  • Carolina Oliveira Jorge Centro Universitário da fundação Assis Gurgacz
  • Jeferson Freitas Toregeani SBACV

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20817

Palavras-chave:

Saúde Pública. Sistema Único de Saúde. Flebite. Tromboflebite. Embolia. Trombose Venosa. Predisposição. Fatores de risco. Prevalência.

Resumo

Introdução: Diferentes patologias vasculares podem acometer indiscriminadamente homens e mulheres. São casos de flebite, tromboflebite, embolia e trombose venosa que, uma vez diagnosticadas, podem ser tratadas no Sistema Único de Saúde – SUS. A associação da comorbidade com o gênero dos pacientes pode proporcionar ferramentas para melhor abordagem no futuro, propondo intervenções ou estratégias de prevenção específicas. Objetivo: O estudo buscou avaliar a prevalência de flebite, tromboflebite, embolia e trombose venosa em diferentes sexos ocorridas no estado do Paraná nos anos de 2020 a 2024, tendo como base o quantitativo de internações no período. Metodologia: Estudo epidemiológico descritivo. Dados disponibilizadas pelo banco de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Análise e Discussão dos Resultados: Os resultados da pesquisa demonstram que fatores de risco como obesidade, estilo de vida, tabagismo, lesão traumática, idade e uso de contraceptivos são amplamente citados na literatura e devem ser considerados. Dados coletados neste estudo apontam a prevalência de internações de pacientes do sexo feminino, refletindo a mesma proporção no número de óbitos. Considerações Finais: Houve um crescimento no quantitativo total de internações nos casos de flebite, tromboflebite, embolia e trombose venosa, com uma prevalência do gênero feminino. Tendo em vista estes resultados, políticas públicas de prevenção podem ser melhor adequadas e implantadas, visando a redução do número de casos e, consequentemente, o custo de internação e tratamento destes pacientes no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Oliveira Jorge, Centro Universitário da fundação Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina no Centro Universitário da fundação Assis Gurgacz.  

Jeferson Freitas Toregeani, SBACV

Formado em Medicina – Universidade Federal do Paraná – 1994/1999. Residência Médica em Cirurgia Geral – Hospital Nossa Senhora das Graças – 2000. Residência em Cirurgia Vascular – Serviço Elias Abrão – Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Cajuru – 2001/2002. Título de Especialista em Cirurgia Vascular – SBACV – 2005. 

Downloads

Publicado

2025-08-27

Como Citar

Jorge, C. O., & Toregeani, J. F. (2025). ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA FLEBITE, TROMBOFLEBITE, EMBOLIA E TROMBOSE VENOSA EM INDIVÍDUOS DE DIFERENTES SEXOS NO ESTADO DO PARANÁ DE 2020 A 2024 . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 3099–3107. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20817