DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AFRODESCENDENTES NA COMUNIDADE DE CAPOEIRAS, MACAÍBA-RN

Autores

  • Maria das Graças Santos Silva
  • Debora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20754

Palavras-chave:

Afrodescentes. Ensino-aprendizagem. Cultura. Práxis inclusivas. Formação docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar os desafios de aprendizagem enfrentados pelos alunos da comunidade afrodescendente em Capoeiras, MacaíbaRN. A justificativa principal do tema é compreender como a educação pode contribuir para a transformação local da comunidade quilombola de Capoeiras, Macaíba, para além do reconhecimento de sua própria história. Como referencial teórico desta pesquisa busca-se as contribuições de Freire (1996), Santos (2010), Carvalho (2003) e Oliveira (2015). No âmbito das legislações brasileiras, destacam-se aquelas relacionadas à garantia dos direitos educacionais e ao combate à discriminação racial. A Constituição Federal de 1988 estabelece a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de raça, cor, etnia ou origem. Isso respalda a luta por uma educação inclusiva e igualitária. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) assegura o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros, sem discriminação. No contexto específico da educação quilombola, a Resolução CNE/CP nº 1/2004 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Adicionalmente, o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) reconhece e busca garantir os direitos das comunidades remanescentes de quilombos, incluindo o acesso à educação de qualidade, o respeito à diversidade cultural e o combate às desigualdades raciais.

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Biografia do Autor

Debora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário

Pós – Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Doutora em Ciências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Silva, M. das G. S., & Leal, D. A. (2025). DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AFRODESCENDENTES NA COMUNIDADE DE CAPOEIRAS, MACAÍBA-RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1976–1987. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20754