PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO
3ª Edição
Palavras-chave:
Educação Contemporânea. Tecnologia Educacional. Aprendizagem Ativa.Resumo
A presente coletânea reúne um conjunto de artigos que, embora distintos em seus objetos de estudo, dialogam entre si ao abordar temáticas centrais para a compreensão, inovação e aprimoramento das práticas educacionais contemporâneas. Cada texto oferece reflexões fundamentadas, resultados de pesquisas e proposições que, em conjunto, ampliam a visão sobre os desafios e potencialidades do processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos e modalidades.
O volume inicia-se com “Ambientes de Aprendizagem para E-Learning”, que discute a estrutura, os elementos essenciais e as estratégias pedagógicas que tornam os ambientes virtuais espaços eficazes, interativos e centrados no protagonismo do estudante. Na sequência, “Avaliação e Planejamento Participativo: A Importância da Análise SWOT no Fortalecimento da Comunidade Escolar” apresenta a integração entre avaliação diagnóstica e planejamento colaborativo como eixo de fortalecimento da gestão democrática e da corresponsabilidade na escola.
O terceiro artigo, “Cultura Maker na Educação: Fundamentos e Desafios da Prática Educativa”, explora as bases teóricas e práticas dessa abordagem, evidenciando seu potencial de promover aprendizagem ativa, criativa e colaborativa, bem como os desafios de sua implementação. Já “Neurociência e Tecnologia Educacional: Interfaces, Desafios e Potencialidades para a Aprendizagem no Século XXI” analisa como os avanços neurocientíficos e as ferramentas digitais, quando integrados de forma crítica e responsável, podem personalizar e potencializar experiências educativas.
A obra também contempla “A Aprendizagem Autodirigida e os Cursos Livres On-line: Características, Vantagens e Desvantagens”, que investiga o papel da autonomia e da automotivação na formação de aprendizes independentes, especialmente em contextos de cursos sem tutoria. Por fim, “Motivação e Permanência na EJA: Uma Análise à Luz da Prática Pedagógica” traz à tona o papel da afetividade, da escuta qualificada e das condições estruturais na permanência de jovens e adultos na escola.
Este conjunto de pesquisas tem como objetivo oferecer um panorama diversificado e articulado de questões emergentes na educação. As análises e proposições aqui apresentadas estimulam o diálogo, a reflexão crítica e a busca por soluções criativas e inclusivas, reafirmando que a educação do século XXI demanda inovação, sensibilidade e compromisso com a transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY