REDES NEURAIS EXPLICÁVEIS E ROBÓTICA EDUCACIONAL: REVISÃO E ANÁLISE DO OPEN ROBERTA LAB PARA O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Jorge Mikael Coutinho Alves Universidade do Estado do Amazonas
  • Genarde Macedo Trindade Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20681

Palavras-chave:

Redes Neurais Explicáveis. Inteligência Artificial. Open Roberta Lab.

Resumo

Esta pesquisa apresenta resultados parciais sobre o ensino de Inteligência Artificial no Ensino Médio, com ênfase em Redes Neurais Explicáveis e no uso do simulador Open Roberta Lab como recurso pedagógico. O estudo incluiu revisão de literatura e análise funcional e pedagógica do simulador Open Roberta Lab, considerando sua compatibilidade com a BNCC Computação e abordagens construcionistas. Os achados indicam que a plataforma oferece programação visual por blocos, simulação de 32 sistemas incluindo microcontroladores, robôs físicos e módulos de IA e recursos para criação e treinamento de Redes Neurais Explicáveis simples com visualização em tempo real. Essas funcionalidades favorecem a compreensão de conceitos como aprendizado supervisionado e tomada de decisão baseada em dados, superando a lógica de caixa-preta da Inteligência Artificial. O simulador Open Roberta Lab mostrou-se acessível, gratuito e multiplataforma, possibilitando a realização de atividades práticas mesmo em contextos escolares com infraestrutura limitada. A proposta articula-se a competências da BNCC, como compreensão crítica de sistemas de IA, modelagem computacional e desenvolvimento de projetos integradores. O simulador Open Roberta Lab representa uma alternativa viável e inclusiva para a popularização da Inteligência Artificial educação básica, sendo promissor para o desenvolvimento de sequências didáticas que unam teoria e prática.

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Biografia do Autor

Jorge Mikael Coutinho Alves, Universidade do Estado do Amazonas

Discente do curso de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas.

Genarde Macedo Trindade, Universidade do Estado do Amazonas

Docente do curso de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas.

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

Alves, J. M. C., & Trindade, G. M. (2025). REDES NEURAIS EXPLICÁVEIS E ROBÓTICA EDUCACIONAL: REVISÃO E ANÁLISE DO OPEN ROBERTA LAB PARA O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1782–1797. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20681