REDES NEURAIS EXPLICÁVEIS E ROBÓTICA EDUCACIONAL: REVISÃO E ANÁLISE DO OPEN ROBERTA LAB PARA O ENSINO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20681Palavras-chave:
Redes Neurais Explicáveis. Inteligência Artificial. Open Roberta Lab.Resumo
Esta pesquisa apresenta resultados parciais sobre o ensino de Inteligência Artificial no Ensino Médio, com ênfase em Redes Neurais Explicáveis e no uso do simulador Open Roberta Lab como recurso pedagógico. O estudo incluiu revisão de literatura e análise funcional e pedagógica do simulador Open Roberta Lab, considerando sua compatibilidade com a BNCC Computação e abordagens construcionistas. Os achados indicam que a plataforma oferece programação visual por blocos, simulação de 32 sistemas incluindo microcontroladores, robôs físicos e módulos de IA e recursos para criação e treinamento de Redes Neurais Explicáveis simples com visualização em tempo real. Essas funcionalidades favorecem a compreensão de conceitos como aprendizado supervisionado e tomada de decisão baseada em dados, superando a lógica de caixa-preta da Inteligência Artificial. O simulador Open Roberta Lab mostrou-se acessível, gratuito e multiplataforma, possibilitando a realização de atividades práticas mesmo em contextos escolares com infraestrutura limitada. A proposta articula-se a competências da BNCC, como compreensão crítica de sistemas de IA, modelagem computacional e desenvolvimento de projetos integradores. O simulador Open Roberta Lab representa uma alternativa viável e inclusiva para a popularização da Inteligência Artificial educação básica, sendo promissor para o desenvolvimento de sequências didáticas que unam teoria e prática.
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