APRENDIZAGEM ENTRE PARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO HÍBRIDO

Autores/as

  • Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald Must University
  • Ione Rodrigues Fraga Must University
  • José Périto Leite Rodrigues da Silva Must University
  • Marcilene Marques Pereira Must University
  • Maria Ozineide de Oliveira Must University
  • Marilene Leite de Souza Campos Must University
  • Régina Cristina Costa Moura Must University
  • Vanilce Aparecida Tafarel Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20585

Palabras clave:

Aprendizagem entre Pares. Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Mediação Docente. Colaboração.

Resumen

A aprendizagem entre pares tem se destacado como estratégia central nas práticas pedagógicas que integram o ensino híbrido, promovendo autonomia, engajamento e desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Este artigo analisa como a instrução entre pares, fundamentada nas metodologias ativas, favorece a construção colaborativa do conhecimento e a ressignificação das relações educativas no contexto escolar. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, articulando autores clássicos e contemporâneos sobre o tema. Os resultados apontam que, ao mediar os processos interativos entre os estudantes, o professor assume papel de curador e facilitador de aprendizagens significativas. Apesar das potencialidades, a prática enfrenta desafios relacionados à cultura escolar tradicional, à formação docente e às condições materiais das instituições. Conclui-se que a aprendizagem entre pares exige planejamento, sensibilidade e intencionalidade pedagógica, sendo necessária a valorização de ambientes dialógicos e colaborativos para consolidar sua eficácia no ensino híbrido.

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Biografía del autor/a

Ana Alice de Rezende Fonseca Theobald, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ione Rodrigues Fraga, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

José Périto Leite Rodrigues da Silva, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).​

Marcilene Marques Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Ozineide de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilene Leite de Souza Campos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Régina Cristina Costa Moura, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Vanilce Aparecida Tafarel, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-08-05

Cómo citar

Theobald, A. A. de R. F., Fraga, I. R., Silva, J. P. L. R. da, Pereira, M. M., Oliveira, M. O. de, Campos, M. L. de S., … Tafarel, V. A. (2025). APRENDIZAGEM ENTRE PARES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO HÍBRIDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 377–384. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20585