ANÁLISE DESCRITIVA E MULTIFATORIAL DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20566Palavras-chave:
Ansiedade. Depressão e estresse. Doenças psicossomáticas em estudantes. Estudo transversal.Resumo
É de conhecimento que depressão e ansiedade podem estar associados a todas as pessoas independentemente de classe cultural ou social, crenças religiosas, sexo, cor da pele, idade, entre outros fatores. São considerados transtornos multifatoriais e normalmente estão vinculados a fatores estressantes e psicossociais. Estudantes universitários estão sob maior risco ao desenvolvimento e manifestações de sintomas mentais, que influencia diretamente no desempenho acadêmico e gera prejuízos ao bem-estar psicossocial e nas relações interpessoais. Os objetivos deste estudo foram estimar a prevalência da ansiedade, da depressão e do estresse entre os estudantes de graduação e averiguar, para a patologia de maior relevância estatística, quais fatores sociodemográficos e da escala de problemas/sintomas podem estar associados, com maiores riscos aos estudantes. A pesquisa foi realizada com 983 estudantes de graduação entre março de 2023 a fevereiro de 2024. Os questionários possuíam questões sociodemográficos e da escala de problemas/sintomas que podem estar associados a fatores de referência presentes no DASS(21). Dentre os resultados obtidos, pode-se dividir os fatores que se mostraram significativos em duas categorias, sendo as correlações positivas e negativas. Entre as positivas, destacou o sexo feminino, mostrando maior depressão em mulheres. Entre as negativas, destacou o fator de desistir do curso. Conclui-se que não se pode ignorar o elevado nível de ansiedade, depressão e estresse nos estudantes universitários, que pode requerer acompanhamento especial aos que não tem o apoio familiar, com estimulo a prática de exercício físicos, melhorando a qualidade de vida de acadêmicos.
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