TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÕES EXIGIDAS NO PERFIL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20553Palavras-chave:
Educação digital. Formação docente. Competência digital. Ensino remoto. Tecnologias educacionais.Resumo
Este estudo abordou as vantagens, os benefícios e os riscos do ambiente digital para a educação, com foco nas transformações exigidas no perfil docente e nas competências digitais necessárias ao educador do século XXI. Partiu-se do seguinte problema: quais são as vantagens, os benefícios e os riscos do ambiente digital na educação e que transformações esse contexto impôs à formação dos professores? O objetivo geral consistiu em analisar esses aspectos, considerando o impacto da cultura digital sobre a prática pedagógica. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que discutiram ensino remoto, metodologias ativas e tecnologias educacionais. Durante o desenvolvimento, identificaram-se contribuições relevantes do ambiente digital, como a flexibilização da aprendizagem, o acesso ampliado ao conhecimento e a diversificação de estratégias pedagógicas, ao passo que também foram observadas limitações, como a desigualdade digital e a sobrecarga docente. Nas considerações finais, concluiu-se que o uso eficaz das tecnologias digitais depende da formação adequada dos professores, do desenvolvimento de competências específicas e de políticas educacionais que assegurem a inclusão e a equidade. A pesquisa demonstrou a necessidade de reconfigurar o perfil docente para que a tecnologia seja incorporada com intencionalidade pedagógica, sem desconsiderar os desafios que ainda persistem.
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