REFLEXÕES FORMATIVAS PAUTADAS EM UM CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Adriano Santos Lago Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Beatriz Rodrigues Lino dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Diego Matos Araújo Barros Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Eduardo Lourenço dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Palavras-chave:

Formação de Professoras/es. Educação em Ciências e Matemática. Processo de Ensino e de Aprendizagem. Programa de Doutorado.

Resumo

O Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado, está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié (Ba), e integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

De acordo com o Regulamento do Programa, o PPG ECFP foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino Biologia, Física, Matemática e Química e, concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

Este compêndio reúne 04 artigos que descrevem e refletem sobre a organização, o planejamento, o desenvolvimento e as aprendizagens proporcionadas pelos componentes curriculares ofertados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Doutorado, no primeiro semestre de 2024, a saber: Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências e Matemática; Epistemologia e Sociologia do Conhecimento: subsídios para o Ensino e a Pesquisa em Educação em Ciências; Currículo, Diferenças e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática; e Fundamentos e Tendências na Educação Matemática.

O primeiro capítulo descreve e reflete sobre o desenvolvimento e as contribuições do componente curricular Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências e Matemática.

O segundo capítulo traz algumas considerações iniciais e perspectivas teóricas sobre  Epistemologia e Sociologia do Conhecimento bem como as suas contribuições para o desenvolvimento profissional docente na área da Educação em Ciências.

O terceiro capítulo apresenta reflexões sobre um relato de experiência que buscou refletir as contribuições que o conhecimento sobre as teorias curriculares pode possibilitar para um melhor processo de ensino e de aprendizagem a partir das discussões que ocorreram no componente curricular Currículo, Diferenças e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática.

O quarto capítulo aborda as contribuições do componente curricular Fundamentos e Tendências na Educação Matemática e tem como objetivo compartilhar as potencialidades da experiência vivida no desenvolvimento do componente curricular.

Boa leitura!

Autor e Organizador,

Gleydson da Paixão Tavares

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Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (BA). Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (BA).

Adriano Santos Lago, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (BA).  Professor da rede Pública Estadual da Bahia e Professor da rede Pública Municipal de Ubaitaba (BA).

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (BA).  Professora da rede Pública Municipal de Eunápolis-Bahia e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Faculdade Espírito Santo – FAES.

Diego Matos Araújo Barros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (BA).  Professor da rede Pública Municipal de Itapiúna-Ceará.

Eduardo Lourenço dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (BA).  Professor da rede Pública Estadual da Bahia.

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Publicado

2025-08-11

Como Citar

da Paixão Tavares, G., Lago, A. S., Santos, B. R. L. dos, Barros, D. M. A., & Santos, E. L. dos. (2025). REFLEXÕES FORMATIVAS PAUTADAS EM UM CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–111. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/20510

Edição

Seção

E-books

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