REFLEXÕES FORMATIVAS PAUTADAS EM UM CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação de Professoras/es. Educação em Ciências e Matemática. Processo de Ensino e de Aprendizagem. Programa de Doutorado.Resumo
O Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado, está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié (Ba), e integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.
De acordo com o Regulamento do Programa, o PPG ECFP foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino Biologia, Física, Matemática e Química e, concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.
Este compêndio reúne 04 artigos que descrevem e refletem sobre a organização, o planejamento, o desenvolvimento e as aprendizagens proporcionadas pelos componentes curriculares ofertados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Doutorado, no primeiro semestre de 2024, a saber: Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências e Matemática; Epistemologia e Sociologia do Conhecimento: subsídios para o Ensino e a Pesquisa em Educação em Ciências; Currículo, Diferenças e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática; e Fundamentos e Tendências na Educação Matemática.
O primeiro capítulo descreve e reflete sobre o desenvolvimento e as contribuições do componente curricular Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências e Matemática.
O segundo capítulo traz algumas considerações iniciais e perspectivas teóricas sobre Epistemologia e Sociologia do Conhecimento bem como as suas contribuições para o desenvolvimento profissional docente na área da Educação em Ciências.
O terceiro capítulo apresenta reflexões sobre um relato de experiência que buscou refletir as contribuições que o conhecimento sobre as teorias curriculares pode possibilitar para um melhor processo de ensino e de aprendizagem a partir das discussões que ocorreram no componente curricular Currículo, Diferenças e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática.
O quarto capítulo aborda as contribuições do componente curricular Fundamentos e Tendências na Educação Matemática e tem como objetivo compartilhar as potencialidades da experiência vivida no desenvolvimento do componente curricular.
Boa leitura!
Autor e Organizador,
Gleydson da Paixão Tavares
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY