A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR JUDICIAL NA CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO DURANTE A AUDIÊNCIA PRELIMINAR NO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL

Autores

  • Marcel Costa Janot Veni Creator Christian University
  • Henrique Rodrigues Lelis FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20480

Palavras-chave:

Direito. Justiça. Conflito criminal. Autocomposição. Mediação judicial.

Resumo

Este artigo explora o papel crucial do mediador judicial na audiência preliminar no Juizado Especial Criminal, ao estimular o diálogo entre as partes em conflito. A autocomposição, facilitada pelo mediador, é uma consequência natural daqueles que buscam a pacificação social efetiva por meio do consenso. O mediador, terceiro imparcial, cria um ambiente propício ao diálogo, empregando técnicas autocompositivas para que as partes compreendam seus interesses e cheguem a soluções mutuamente aceitáveis. Sua atuação, pautada pela ética profissional e pelos conhecimentos jurídicos e de comunicação, visa ao empoderamento das partes e ao reestabelecimento da comunicação, transcendendo a mera obtenção de acordos. A habilitação do mediador e o domínio das técnicas de comunicação são essenciais para o sucesso da mediação, que tem como objetivo final a construção de um diálogo justo e respeitoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Costa Janot, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências Jurídicas na Veni Creator Christian University-VCCU (EUA). Pós-Graduando em Direito Médico e Judicialização da Saúde na UFPE. Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela UNIDERP/LFG/IBDP. Bacharel em Direito pela UNIME. Mediador/Conciliador Judicial certificado pela ESMAPE/CNJ. 

Henrique Rodrigues Lelis, FUMEC

Doutor em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Proteção das Leis Fundamentais pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

Downloads

Publicado

2025-07-29

Como Citar

Janot, M. C., & Lelis, H. R. (2025). A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR JUDICIAL NA CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO DURANTE A AUDIÊNCIA PRELIMINAR NO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2814–2817. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20480