RECORTE ANALÍTICO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: PROPOSTA E CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO (NO) E (DO) CAMPO – DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Erasmo Gonçalo Dias
  • Hildeci de Souza Dantas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.20430

Palavras-chave:

Currículo e Escolas do Campo. Educação e Valorização Cultural. Especificidade Curricular e Professores do Campo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar como tem acontecido a construção do currículo das escolas do campo de um município do Estado do Ceará. Nesse sentido, traz um pequeno recorte das teorias que fundamentou e vem fundamentando a construção desse currículo, comungando, especialmente, com as ideias de autores como: Caldart (2002), Lima (2013), Veiga (1995), Santos (2009), Pimentel (2007), Brasil (2006), dentre outros. Objetiva com este trabalho apresentar como o currículo vem sendo efetivado e construído partindo da visão dos aprendentes. Neste interim, a metodologia que se apresenta eminentemente bibliográfica possuindo uma abordagem qualitativa. Os resultados constatam que a partir de um estudo aprofundado revelou que os professorado/as dessas escolas do campo vêm calçando suas marcas ao longo dos dias e se apresentam como de grande relevância sendo, por sua vez, polidas por uma efetivada política que requer valorização da cultura dentres diferentes comunidades campesinas. Conclui-se, portanto, que há evidências plausíveis para uma maior efetivação da construção de um currículo que responda com seus interesses sem qualquer forma de discriminação ou apontamentos indevidos em suas especificidades, ou seja, para este público-alvo: as escolas do campo.

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Biografia do Autor

Erasmo Gonçalo Dias

Pesquisador e Mestrando em Ciências da Educação.

Hildeci de Souza Dantas

Pesquisador e Doutor em Educação. 

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Publicado

2019-03-25

Como Citar

Dias, E. G., & Dantas, H. de S. (2019). RECORTE ANALÍTICO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: PROPOSTA E CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO (NO) E (DO) CAMPO – DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 67–79. https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.20430